Paisajes Educativos del PIBID en Teatro en Bahia
Palabras clave:
PIBID; Teatro; Formação de professores; Teatro na educação;, Teatro;Resumen
Este artigo investiga as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores(a) de teatro na Bahia, abordando o desenvolvimento e o impacto dessas iniciativas ao longo de 15 anos. Por meio de pesquisa documental e relatos de experiência, o estudo destaca a integração de práticas pedagógicas inovadoras e a aplicação de conhecimentos teóricos em contextos reais como fatores chave para o aperfeiçoamento da prática docente e para o enfrentamento das complexidades do ensino contemporâneo. O artigo argumenta que o programa é crucial para a promoção de uma educação mais reflexiva e contextualizada, essencial para a formação de educadores(as) capacitados(as) a transformar o ensino de teatro e a realidade educacional de suas comunidades.
Descargas
Citas
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019
BARRETO, Cristiane. Arremessos poéticos: teatro, Pibid e escola. In: CANDA, Cilene Nascimento; SALUME, Celida (Orgs). Paisagens educativas do ensino de teatro na Bahia: saberes, experiências e formação de professores. – Salvador: EDUFBA, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 38, de 12 de julho de 2007. Institui o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jul. 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 96, de 18 de julho de 2009. Dispõe sobre a expansão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 jul. 2009.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 abr. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria CAPES nº 46, de 2016. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 abr. 2016
CANDA, Cilene Nascimento; SALUME, Celida (Orgs). Paisagens educativas do ensino de teatro na Bahia: saberes, experiências e formação de professores. – Salvador: EDUFBA, 2018.
CRISPIM, Cristiane. Corpo em redemoinha: Performances decoloniais no semiárido pela poética da CIA Biruta de Teatro / Cristiane Crispim - Curitiba: CRV, 2023.
DORRICO, Trudruá; RECALDES, Luna Rosa Recaldes (Orgs). Caixa de dramaturgias indígenas, N-1 Edições; 1ª edição em julho de 2023.
FONTENELE-GOMES, Luziêt Maria (Org.). As múltiplas experiências do PIBID-UESB – Campus de Jequié. – 1. ed. – Vitória da Conquista: Edições UESB, 2021.
FURLANI, L.M.T. Autoridade do professor: meta, mito ou nada disso? 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2000.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como práticada liberdade / bell hooks; Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
KAMBEBA, Márcia Wayna. Poemas e crônicas: Ay kakuyri tama (eu moro na cidade). Jandaíra, 2018.
MARTINS, Leda Maria. Performance do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021
MIRANDA, Luan Rodrigues; SANDES, Leonam Carvalho; PAIVA, Nataly Santos. BARRETO, Cristiane Santos. Teatro no ensino médio: uma reflexão sobre as intervenções performativas. In: FONTENELE-GOMES, Luziêt Maria (Org.). As múltiplas experiências do PIBID-UESB – Campus de Jequié. – 1. ed. – Vitória da Conquista: Edições UESB, 2021.
MOTA, Jones Oliveira. Jogos de revista: interconexões entre jogo e teatro de revista brasileiro em experiências no ensino de teatro / Jones Oliveira Mota. – 2016. Orientadora: Profª. Drª. Eliene Benício Amâncio Costa. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Escola de Dança, Salvador, 2016.
PINHEIRO, Barbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista / Barabára Carine Soares Pinheiro. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.
SANTOS, Nandalle Bispo dos; SANTOS, Ana Flávia Oliveira; AGUIAR, Lincoln Santos; JESUS, Uillian Pereira de; BRITO, Antonieta Ferreira; BARRETO, Cristiane Santos. O alcance do olhar: percursos e desafios para o teatro na escola. In: FONTENELE-GOMES, Luziêt Maria (org.), As múltiplas experiências do PIBID - UESB Campus Jequié. 1ª ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2021. pp. 86-91.
SILVA, Erenilson Barbosa. Antônio Vieira: cantos, encantos e desencantos da alma: quais as condições enfrentadas por um intelectual negro no processo de ascensão social? - UNIVASF, JUAZEIRO-BA: 2018.
SILVA, Reginaldo Carvalho da. Iniciação à Docência para Democratização do Ensino de Arte na Educação Básica: Artes Cênicas Negrodiaspóricas nas Histórias, Pedagogias e Poéticas do Circo e do Teatro. Detalhamento do subprojeto de licenciatura em Teatro Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2022. Documento interno.
SOARES, Luiz Claudio Cajaiba. Detalhamento do subprojeto de licenciatura em Teatro. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, 2009. Documento interno.
VIEIRA, Antônio. Cantares d’África. Rio de Janeiro: RIEX, 1980
VIEIRA, Antônio. Cantos, encantos e desencantos d’alma. Salvador: Mensageiro da Fé, 1975
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jones Oliveira Mota, Leandro Silva de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RevNUPE concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevNUPE.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.