A relação dos Círculos de Cultura de educação popular com a educação do campo
Palavras-chave:
Círculos de Cultura; Educação do Campo; Formação Humana.Resumo
Círculos de Cultura caracterizam-se como um espaço democrático de alfabetização, de letramento e, sobretudo, de formação humana. Partindo disso, o presente artigo tem o intuito de tecer reflexões acerca da formação humana propiciada pelos Círculos de Cultura da comunidade campesina de Brejo Grande, situada no município de Campo Formoso, Bahia. Para tanto, a metodologia possui como natureza da pesquisa a abordagem qualitativa. Nessa esteira, instrumentalizou-se do recurso da triangulação de fontes entre as narrativas de vida de uma monitora e multiplicadora dos Círculo de Culturas; da Pesquisa Documental, onde analisou-se o arquivo pessoal da colaboradora da pesquisa; e da Pesquisa Bibliográfica, a partir da leitura, interpretação, fichamento de textos de autores referência na área, como o próprio Arroyo (2015), Paulo Freire (1970) e Reis (2011). Sendo assim, abordou-se inicialmente a origem dos Círculos de Cultura do município de Campo Formoso (BA) e sua relação com a história da propagação do método freiriano pela região norte da Bahia. Nesta conjuntura, foi feita uma aproximação entre o pensamento de Paulo Freire utilizado nos Círculos de Cultura e a prática pedagógica defendida pela Educação do Campo. Ademais, refletiu-se sobre a formação humana presente nesses espaços e apropriou-se de categorias ontológicas ao ser social, bem como sua importância para a humanização dos indivíduos. Em suma, percebeu-se que os Círculos de Cultura de educação popular configuram-se como um território, onde prepondera-se o diálogo horizontal e a partir das palavras geradoras que garantem o ensino da educação contextualizada.
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