Intereducampo: um espaço territorial para o esporte das escolas do/no Campo de Nova Santa Rita

Intereducampo: um espaço territorial para o esporte das escolas do/no Campo de Nova Santa Rita

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo; Território; Cooperação.

Resumo

A presente pesquisa traz a importância de um evento esportivo voltado para as escolas do/no Campo de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, onde, a partir de estudos sobre teóricos da Educação do Campo, percebeu-se a necessidade de um encontro recreativo que também contemplasse as especificidades desses educandos a partir do seu território. Baseado nesse contexto foi construído, através do coletivo educador de uma escola do Campo, o Intereducampo (evento esportivo com futsal, jogos e brincadeiras), o mesmo possibilitou a escrita deste artigo que teve como objetivo investigar, através de um questionário, o que os vinte educandos (8 meninas e 12 meninos) da EMEF Rui Barbosa, que participaram dos jogos do VI Intereducampo consideraram importante nesta atividade. Os dados da pesquisa foram submetidos a Análise Textual Discursiva (ATD), de Roque e Galiazzi. Os educandos investigados, consideraram importante o todo do evento, demonstraram o gosto pela participação nas atividades de forma integral e não somente levaram em consideração vencer ou perder nos jogos de futsal, mas sim o cooperar e o participar deste momento de integração. Demonstraram o quanto é importante jogar “com” e não “contra”. A educação do/no Campo desta cidade caminha para a formação integral dos seus educandos buscando um ensino que transforme vidas e que forme educandos para uma sociedade mais humana, mais cidadã.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel. A educação Básica e o movimento social do campo. IN: ARROYO, Miguel: FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação Básica e o movimento social do campo: Por uma educação básica do campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 1999. p. 13-52.

ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia G. C.; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.

BRASIL. Decreto n. 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 nov. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%207.352%2C%20DE%204,que%20lhe%20confere%20o%20art. Acesso em: 24 jun. 2021.

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: Se o importante é competir, o fundamental é cooperar. São Paulo: Re-Novada, 1999.

CALDART, Roseli. Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012.

FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O Campo da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de (orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2004.

FERNANDES, Bernardo M. Os campos da pesquisa em educação do campo. In: 1º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2005, Brasília. Anais do 1º ENEEC. Brasília, 2005.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da Pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: Molina, Mônica Castagna (org.). Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Território camponês. In: CALDART, Roseli Salete et al. (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

_____________. Pedagogia do Oprimido. 49 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

JESUS, S. M. S. A. de. Questões paradigmáticas na construção de um projeto político da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A. de. (org.). Por uma Educação do Campo: Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2004. p. 53-89.

JUNIOR, Nicolino Bello. A ciência do Esporte Aplicada ao futsal. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

MOLINA, Monica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de. Por uma Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional, 2004.

MOLINA, Monica Castagna. Possibilidades e limites de transformações das escolas do campo: reflexões suscitadas pela licenciatura em educação do campo, da Universidade Federal de Minas Gerais. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Aracy Alves (Org.) Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica 2009.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

VOSER, Rogério da Cunha; GIUSTI, João Gilberto. Futsal e a escola: uma perspectiva lúdica. Porto Alegre: ARTmed, 2002.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Editora Ática, 1993.

RONALDO, José. A pedagogia do MST e os desafios da organização do trabalho pedagógico. Escola do Campo Fábio Henrique – MST, 09 mar.2014. Disponível em: https://escoladocampofabiohenrique.blogspot.com/. Acesso em: 20 FEV. 2022.

RIBEIRO, Marlene. Educação Rural. In: CALDART, Roseli Salete et al. (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012.

Publicado

2022-10-17

Como Citar

da Rosa, . S. S. ., Rodrigues, A. L. M. ., & de Oliveira, M. P. . (2022). Intereducampo: um espaço territorial para o esporte das escolas do/no Campo de Nova Santa Rita: Intereducampo: um espaço territorial para o esporte das escolas do/no Campo de Nova Santa Rita. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202201v2. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13760

Edição

Seção

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades