PRECONCEITO LINGUÍSTICO E VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARINTINS /AM
Palavras-chave:
: preconceito linguístico, variações linguísticas, professor, aluno, escola, norma padrãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a questão do preconceito linguístico, variação linguística e qual a percepção e preocupação que o professor de Língua Portuguesa e os alunos de Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Parintins/AM possuem em relação ao assunto em questão. Tal inquietação surgiu ao notar-se que, no ensino da disciplina de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental, o enfoque principal é o ensino tradicionalista, desprezando-se, assim, as variedades linguísticas do português. A partir desse fato surgiu a pergunta que deu norte a essa pesquisa: Os docentes que lecionam a matéria de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental tratam do preconceito linguístico, mostrando a norma patrão e variedades linguísticas? Para responder a esta questão, realizou-se pesquisa de campo, utilizando dos instrumentos de coleta de dados: observação, roda de conversa e entrevista. O resultado da pesquisa aponta que não há por parte dos professores preocupação em fazer a desconstrução do preconceito linguístico e, assim, explicar suas várias facetas, nem dão visibilidade as inúmeras variações linguísticas do país.
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