PRECONCEITO LINGUÍSTICO E VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARINTINS /AM

Autores/as

Palabras clave:

: preconceito linguístico, variações linguísticas, professor, aluno, escola, norma padrão

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar a questão do preconceito linguístico, variação linguística e qual a percepção e preocupação que o professor de Língua Portuguesa e os alunos de Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Parintins/AM possuem em relação ao assunto em questão. Tal inquietação surgiu ao notar-se que, no ensino da disciplina de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental, o enfoque principal é o ensino tradicionalista, desprezando-se, assim, as variedades linguísticas do português. A partir desse fato surgiu a pergunta que deu norte a essa pesquisa: Os docentes que lecionam a matéria de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental tratam do preconceito linguístico, mostrando a norma patrão e variedades linguísticas? Para responder a esta questão, realizou-se pesquisa de campo, utilizando dos instrumentos de coleta de dados: observação, roda de conversa e entrevista. O resultado da pesquisa aponta que não há por parte dos professores preocupação em fazer a desconstrução do preconceito linguístico e, assim, explicar suas várias facetas, nem dão visibilidade as inúmeras variações linguísticas do país.

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Biografía del autor/a

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Amanda da Silva Pontes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pedagoga pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

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Publicado

2024-10-08

Cómo citar

Simas, H. C. P., & Pontes, A. da S. (2024). PRECONCEITO LINGUÍSTICO E VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARINTINS /AM. Diálogos E Diversidade, 4, e19874. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/19874

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo