O NÃO-ÁLIBI DO DOCENTE DE LÍNGUAS E O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA FORMAR LEITORES COM GÊNEROS JORNALÍSTICOS

Autores

Palavras-chave:

NãoNão-álibi, Leitura, Mídias Digitais

Resumo

O objetivo geral deste artigo é investigar uma variedade de mídias tecnológicas que favoreçam o potencial e o desenvolvimento da leitura dialógica na alteridade entre eu para mim, eu-para-o-outro e o-outro-para-mim voltadas para o Ensino Médio. Como objetivos específicos temos: a) identificar leituras midiáticas, as quais busquem possibilitar motivações dos jovens leitores; b) Analisar mídias audiovisuais que possibilitem a formação do leitor com gêneros jornalísticos. Partiremos da fundamentação teórica exposta sobre a pedagogia da alteridade Santos (2013); leitura: um ato de compreensões responsáveis e responsivas Xavier (2020); o não-álibi de cada um no existir Bakhtin (2017); a educação como resposta responsável em Kramer (2013); Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores Geraldi (2013) e outras visões bakhtinianas. A metodologia de pesquisa analítica qualitativa vai identificar as mídias mais relevantes dividindo em duas categorias verbais, não-verbais e audiovisuais encontradas virtualmente. Os resultados mostram que há uma variedade de gêneros encontrados online que possibilitam a construção dos sentidos elaborados para provocar respostas do interlocutor (o outro) este reage verbalmente ou gestualmente de forma ativa podendo possibilitar o diálogo entre docentes e discentes e nos conduz a evidenciar que não há álibi para não acontecer essa interação.

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Biografia do Autor

Maria Valeria Siqueira Marques, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestre e Doutoranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É professora efetiva da Escola Municipal José Paulino de Siqueira - Ensino Fundamental II.

Áquila Sartori Mesquita Rocha, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é professora de Redação no programa Se Liga no Enem- Revisão Online, pela Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia.

Referências

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Marques, M. V. S. ., & Rocha, Áquila S. M. (2022). O NÃO-ÁLIBI DO DOCENTE DE LÍNGUAS E O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA FORMAR LEITORES COM GÊNEROS JORNALÍSTICOS. Diálogos E Diversidade, 2, e15806. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/15806

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas leitoras na contemporaneidade