ESCOLARIZAÇÃO E LETRAMENTO NA BAHIA NO SÉCULO XVIII: AS REFORMAS POMBALINAS E SUAS IMPLICAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Escolarização e letramento. Província da Bahia. Reformas pombalinas. Século XVIII.

Resumo

No presente artigo, tem-se como objetivo apresentar um breve percurso histórico do processo de escolarização da Província da Bahia, no século XVIII, no contexto das Reformas Pombalinas da instrução pública, conduzidas pelo Marquês de Pombal, durante o reinado de D. José I. Neste estudo, apresentam-se algumas das dificuldades enfrentadas para o provimento de professores qualificados laicos e para a provisão de materiais e compêndios, destinados à escolarização e letramento da juventude, tanto em Portugal e suas possessões, de forma geral, quanto na Província da Bahia, de forma específica, desde os primórdios da governação pombalina, no processo de estatização do ensino após a retirada deste da tutela jesuítica, em 28 de junho de 1759.  O trabalho visa a apresentar ao leitor os percalços de ordem intelectual e material pelas quais passaram a Província da Bahia no período em análise. servindo como fio condutor, ligando o passado à contemporaneidade, no que se refere às dificuldades para o ensino da leitura e da escrita, bem como do domínio da norma-padrão da língua nacional por parte daqueles que se envolveram no ofício de instruir e promover o letramento a seus habitantes.

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Biografia do Autor

Álvaro César Pereira de Souza, Universidade Tiradentes (UNIT)

Doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Universidade Tiradentes (UNIT).

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Souza, Álvaro C. P. de. (2022). ESCOLARIZAÇÃO E LETRAMENTO NA BAHIA NO SÉCULO XVIII: AS REFORMAS POMBALINAS E SUAS IMPLICAÇÕES. Diálogos E Diversidade, 2, e15729. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/15729

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas leitoras na contemporaneidade