LEITURA NA ESCOLA: O CONTO LITERÁRIO DE AUTORIA NEGRA COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO

Autores

Palavras-chave:

Leitura; Escola; Literatura negra; Letramento literário

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a importância das atividades de leitura realizadas no espaço escolar, bem como a inserção de textos de autoria negra, especialmente os contos, pois acreditamos que as atividades de leitura de tais textos podem possibilitar a discussão de  assuntos que permeiam a vida dos estudantes do Ensino Básico, como bullying, preconceito, racismo, ancestralidade, permitindo ainda que histórias apagadas ganhem visibilidade e principalmente possam colaborar com a ampliação do Letramento Literário e consequentemente da competência leitora dos educandos, suscitando reflexões que favorecem o aprimoramento de valores, que respeitem e reconheçam adequadamente a diversidade étnico-racial, tornando os sujeitos mais proficientes, ativos e críticos. As discussões são norteadas pelos estudos sobre letramento de Kleiman (2005), Rojo (2009) e Rojo e Moura (2019); o letramento literário de Cosson (2021); a literatura negra e sua representatividade de Cuti (2010) e Duarte (2010), dentre outros autores que estudam essas temáticasO presente artigo tem por objetivo discutir a importância das atividades de leitura realizadas no espaço escolar, bem como a inserção de textos de autoria negra, especialmente os contos, pois acreditamos que as atividades de leitura de tais textos podem possibilitar a discussão de  assuntos que permeiam a vida dos estudantes do Ensino Básico, como bullying, preconceito, racismo, ancestralidade, permitindo ainda que histórias apagadas ganhem visibilidade e principalmente possam colaborar com a ampliação do Letramento Literário e consequentemente da competência leitora dos educandos, suscitando reflexões que favorecem o aprimoramento de valores, que respeitem e reconheçam adequadamente a diversidade étnico-racial, tornando os sujeitos mais proficientes, ativos e críticos. As discussões são norteadas pelos estudos sobre letramento de Kleiman (2005), Rojo (2009) e Rojo e Moura (2019); o letramento literário de Cosson (2021); a literatura negra e sua representatividade de Cuti (2010) e Duarte (2010), dentre outros autores que estudam essas temáticas

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Biografia do Autor

Eusana Maria Pereira de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Licenciada em Letras - Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professora efetiva da rede estadual de Educação da Bahia.

Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Referências

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

de Almeida, E. M. P., & Vasconcelos, F. F. P. de. (2022). LEITURA NA ESCOLA: O CONTO LITERÁRIO DE AUTORIA NEGRA COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO . Diálogos E Diversidade, 2, e15716. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/15716

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas leitoras na contemporaneidade