LEITURA NA ESCOLA: O CONTO LITERÁRIO DE AUTORIA NEGRA COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO
Keywords:
School; Black literature; Literary Literacy.Abstract
This article aims to discuss the importance of reading activities carried out in the school space, as well as the insertion of black authored texts, especially short stories, as we believe that reading activities of such texts can enable the discussion of subjects that permeate the lives of Basic Education students, such as bullying, prejudice, racism, ancestry, allowing even erased stories to gain visibility and, above all, to collaborate with the expansion of Literary Literacy and, consequently, the reading competence of students, raising reflections that favor the improvement of values , that properly respect and recognize ethnic-racial diversity, making subjects more proficient, active and critical. Discussions are guided by studies on literacy by Kleiman (2005), Rojo (2009) and Rojo and Moura (2019); Cosson's literary literacy (2021); black literature and its representation by Cuti (2010) and Duarte (2010), among other authors who study these themes.
Downloads
References
BARTHES, Roland. Aula. Trad. de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1980.
BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989.
BREMOND, C. A lógica dos possíveis narrativos. In R. Barthes (Org.) Análise estrutural da narrativa. Rio de Janeiro: Vozes, 1972.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3 ed. São Paulo: Duas cidades, 1995.
CORTÁZAR, Júlio. Alguns aspectos do conto. In: Valise de cronópio. São Paulo. Perspectiva, 2006.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 6ed. São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
CUTI, Luiz Silva. Literatura Negro- Brasileira. São Paulo. Selo Negro, 2010.
DALCASTAGNÈ, Regina. Entre silêncios e estereótipos: relações raciais na literatura brasileira contemporânea. In: Estudos de literatura brasileira contemporânea. n. 31. Brasília: UNB, janeiro/junho 2008, p. 87-110.
DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Rio de Janeiro: Terceira Margem, 2010.
FAUSTINO, Carmem; SOUZA, Elizandra (Org). Pretextos de mulheres negras. São Paulo: Coletivo Mjiba, 2013.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 30ª ed. São Paulo: Cortez, 1995.
FURLAN, Oswaldo Antônio. Língua e literatura latina e sua variação portuguesa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
GAMA, Luiz. Primeiras trovas burlescas & outros poemas. São Paulo: Príncipes, 2021.
GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do Conto. 10. ed. São Paulo: Ática, 2004.
IPL - INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 5ª ed. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em 06 dez. de2021
JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
KINTE, Akins. SOUZA, Elizandra. Punga. São Paulo. Edições Toró, 2007.
KLEIMAN, Ângela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar ler e escrever? São Paulo: Unicamp, 2005.
KOTHE, Flávio R. O cânone colonial. Brasília: Editora UNB, 1997.
MANGUEL, Alberto. À mesa com o Chapeleiro Maluco: ensaios sobre o corvos e escrivaninhas. São Paulo: Companhia das Letras 2009.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras 1997.
MOISÉS, Massaud. A criação literária. Ed. rev. e atual. São Paulo: Cultrix, 2012.
MOISÉS, Massaud. A obra literária: seus gêneros. In: MOISÉS, Massaud A criação literária: prosa. 13. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez, 2000.
REIS, Roberto. Cânon. In: JOBIM, José Luís (Org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
ROJO, Roxane. MOURA, Eduardo. Letramentos, Mídias, Linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
SILVA, Cidinha da. Cada tridente em seu lugar. Belo Horizonte. Mazza Edições, 2006.
SILVA, Cidinha da. Os nove pentes d’África. Belo Horizonte. Mazza Edições, 2009.
SILVA, Cidinha da. Um exu em Nova York. Rio de Janeiro. Pallas. 2018.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. Rio de Janeiro, Graal, 1989.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2021.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: 6. ed. Contexto, 2014.
SOUZA, Elizandra. Filha do Fogo - 12 Contos de Amor e Cura; São Paulo: MJIBA, 2020.
YUNES, Eliana. OSWALD, Maria Luiza (orgs.) A experiência da leitura. São Paulo , Loyola, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.