FORMAÇÃO DE LEITORES: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO À LEITURA
Palavras-chave:
Formação de leitores; Políticas públicas; Fomento à leitura;Resumo
RESUMO: Para se compreender o impacto das políticas públicas atinentes ao fomento da leitura no país, bem como para a questão do apagamento do sujeito leitor dentro delas nas últimas décadas, faz-se necessária uma análise diacrônica, no sentido de se observar um pouco a linha histórica e as mudanças pelas quais elas passaram. Assim, este artigo objetiva analisar, criticamente, alguns dos principais programas de fomento à leitura, no período de 1984 a 2020, em âmbito nacional. A perspectiva que dá base à pesquisa indica que o cerceamento de medidas e políticas em prol ao livro e à leitura revela interesses daqueles que estão no poder (FOUCAULT, 1996). A pesquisa ampara-se, ainda, nos paradigmas de análise da situação atual das ações governamentais relacionadas à leitura e à promoção do livro desenvolvidos por Castilho (2021). O aporte teórico baseia-se em Soares (2012), Chartier (2014), Yunes (1994/2012), dentre outros. Os resultados demonstram a emergência de políticas que incentivem em larga escala as atividades de leitura, assim como a necessidade de ter como foco a formação continuada dos docentes e discentes, estando tais projetos mais próximos ao chão da escola, bibliotecas comunitárias e outros espaços coletivos de promoção à leitura.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outrubro de 1988. Diário Oficial da União, 05 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 10/08/2021
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e bibliotecas nas escolas públicas brasileiras / Secretaria de Educação Básica, Coordenação-Geral de Materiais Didáticos; elaboração Andréa Berenblum e Jane Paiva. –Brasília: Ministério da Educação, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Conta pra Mim: guia de literacia familiar. - Brasília: MEC, SEALF, 2019b.
BRASIL. (2019). PISA 2018. Relatório Nacional. Brasília, DF: INEP/MEC.
CASTILHO, J. M. N. O que revela a série histórica da Retratos sobre as Políticas públicas do Livro e Leitura no Brasil. PLATAFORMA PRÓ-LIVRO: Ciclo de debates da Retratos da Leitura, 2021. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/blog-details.php?id=18504 Data do acesso 09/08/2021
CHARTIER, R. A Mão do Autor e a Mente do Editor. Traduzido por George Schlesinger. São Paulo: UNESP, 2014.
FOUCAULT, M. A Ordem do discurso. Traduzido por Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 4ª ed. São Paulo, 2016.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 5ª ed. São Paulo, 2020.
MATOS, T. Taxação de livros: como proposta de reforma tributária pode encarecer obras. G1: Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/08/11/taxacao-de-livros-como-proposta-de-reforma-tributaria-pode-encarecer-obras.ghtml. Data do Acesso: 10/08/2021
PAIVA, J. BERENBLUM, A. Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE): umaavaliação diagnóstica. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 1 (58), p. 173-188, jan/abr de 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-
73072009000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 4/8/2010.
PAIVA, A. et al. Literatura na infância: imagens e palavras. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; Belo Horizonte: UFMG, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2008.
PEREIRA, R. B. e NETO, P. C. P. Páginas fechadas, à espera de leitores. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.33, n.64, p.49-63, 2015.
PROLER. PROLER: concepções e diretrizes. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2009. Disponível em: http://www.bn.br/proler/images/PDF/cursos3.pdf. Acesso em: 26/07/2021.
RAMALHETE, M. P. O RETROCESSO EMPURRA A PORTA: A LITERATURA INFANTIL E O PROGRAMA CONTA PRA MIM. Revista do Centro de Letras e Comunicação, Pelotas, n.38,p.151-167, set./dez.2020.
SNBP – Sistema Nacional de bibliotecas Públicas. Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/vivaleitura . Data do acesso: 09/08/2021
SOARES, I. C. G. Programas Nacionais de Leitura no Brasil: o PROLER e o PRÒLeitura (1995-2000). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2002. Dissertação de Mestrado em
Educação.
YUNES, E. apud MAGALHÃES, M. Biblioteca Nacional quer seduzir leitores. São Paulo: Folha de São Paulo, 1994. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/1/02/mais!/17.html Data do Acesso: 10/08/2021.
YUNES. 20 anos do Programa Nacional..., entrevista realizada pelo blog Acesso em 15 de maio de 2012 por ocasião das atividades comemorativas dos 20 anos do Programa. Disponível em: <http://www.blogacesso.com.br/?p=4953>. Acesso em: 23 nov. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.