FORMAÇÃO DE LEITORES: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO À LEITURA

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Palavras-chave:

Formação de leitores; Políticas públicas; Fomento à leitura;

Resumo

RESUMO: Para se compreender o impacto das políticas públicas atinentes ao fomento da leitura no país, bem como para a questão do apagamento do sujeito leitor dentro delas nas últimas décadas, faz-se necessária uma análise diacrônica, no sentido de se observar um pouco a linha histórica e as mudanças pelas quais elas passaram. Assim, este artigo objetiva analisar, criticamente, alguns dos principais programas de fomento à leitura, no período de 1984 a 2020, em âmbito nacional. A perspectiva que dá base à pesquisa indica que o cerceamento de medidas e políticas em prol ao livro e à leitura revela interesses daqueles que estão no poder (FOUCAULT, 1996). A pesquisa ampara-se, ainda, nos paradigmas de análise da situação atual das ações governamentais relacionadas à leitura e à promoção do livro desenvolvidos por Castilho (2021). O aporte teórico baseia-se em Soares (2012), Chartier (2014), Yunes (1994/2012), dentre outros. Os resultados demonstram a emergência de políticas que incentivem em larga escala as atividades de leitura, assim como a necessidade de ter como foco a formação continuada dos docentes e discentes, estando tais projetos mais próximos ao chão da escola, bibliotecas comunitárias e outros espaços coletivos de promoção à leitura.

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Biografia do Autor

Samara Gabriela Leal França, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma instituição. É Diretora da Prefeitura Municipal de Estiva Gerbi e professora de Ensino Fundamental II - LP e LE - E.E "Padre Geraldo Lourenço". Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura crítica, leitura, história, linguagem e oralidade.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

França, S. G. L. (2022). FORMAÇÃO DE LEITORES: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO À LEITURA . Diálogos E Diversidade, 2, e15556. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/15556

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas leitoras na contemporaneidade