READER EDUCATION: PATHS AND TRAILS OF PUBLIC POLICIES TO PROMOTE READING
Keywords:
Reader education; Public policies; Reading promotion;Abstract
ABSTRACT: To understand the impact of public policies related to the promotion of reading in the country, as well as the question of the erasure of the reader in recent decades, a diachronic analysis is necessary, in order to observe the historical line and the changes they have undergone. Thus, this article aims to critically analyze some of the main programs to promote reading, from 1984 to 2020, at the national level. The perspective on which the research is based indicates that the restriction of measures and policies in favor of books and reading reveals the interests of those in power (FOUCAULT, 1996). The research is also based on the paradigms for analyzing the current situation of governmental actions related to reading and book promotion developed by Castilho (2021). The theoretical background is based on Soares (2012), Chartier (2014), Yunes (1994/2012), among others. The results show the emergence of policys that encourage large-scale reading activities, as well as the need to focus on the continued training of teachers and students, with such projects closer to the school floor, community libraries and other collective spaces for the promotion of reading.
Downloads
References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outrubro de 1988. Diário Oficial da União, 05 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 10/08/2021
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e bibliotecas nas escolas públicas brasileiras / Secretaria de Educação Básica, Coordenação-Geral de Materiais Didáticos; elaboração Andréa Berenblum e Jane Paiva. –Brasília: Ministério da Educação, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Conta pra Mim: guia de literacia familiar. - Brasília: MEC, SEALF, 2019b.
BRASIL. (2019). PISA 2018. Relatório Nacional. Brasília, DF: INEP/MEC.
CASTILHO, J. M. N. O que revela a série histórica da Retratos sobre as Políticas públicas do Livro e Leitura no Brasil. PLATAFORMA PRÓ-LIVRO: Ciclo de debates da Retratos da Leitura, 2021. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/blog-details.php?id=18504 Data do acesso 09/08/2021
CHARTIER, R. A Mão do Autor e a Mente do Editor. Traduzido por George Schlesinger. São Paulo: UNESP, 2014.
FOUCAULT, M. A Ordem do discurso. Traduzido por Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 4ª ed. São Paulo, 2016.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 5ª ed. São Paulo, 2020.
MATOS, T. Taxação de livros: como proposta de reforma tributária pode encarecer obras. G1: Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/08/11/taxacao-de-livros-como-proposta-de-reforma-tributaria-pode-encarecer-obras.ghtml. Data do Acesso: 10/08/2021
PAIVA, J. BERENBLUM, A. Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE): umaavaliação diagnóstica. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 1 (58), p. 173-188, jan/abr de 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-
73072009000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 4/8/2010.
PAIVA, A. et al. Literatura na infância: imagens e palavras. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; Belo Horizonte: UFMG, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2008.
PEREIRA, R. B. e NETO, P. C. P. Páginas fechadas, à espera de leitores. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.33, n.64, p.49-63, 2015.
PROLER. PROLER: concepções e diretrizes. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2009. Disponível em: http://www.bn.br/proler/images/PDF/cursos3.pdf. Acesso em: 26/07/2021.
RAMALHETE, M. P. O RETROCESSO EMPURRA A PORTA: A LITERATURA INFANTIL E O PROGRAMA CONTA PRA MIM. Revista do Centro de Letras e Comunicação, Pelotas, n.38,p.151-167, set./dez.2020.
SNBP – Sistema Nacional de bibliotecas Públicas. Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/vivaleitura . Data do acesso: 09/08/2021
SOARES, I. C. G. Programas Nacionais de Leitura no Brasil: o PROLER e o PRÒLeitura (1995-2000). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2002. Dissertação de Mestrado em
Educação.
YUNES, E. apud MAGALHÃES, M. Biblioteca Nacional quer seduzir leitores. São Paulo: Folha de São Paulo, 1994. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/1/02/mais!/17.html Data do Acesso: 10/08/2021.
YUNES. 20 anos do Programa Nacional..., entrevista realizada pelo blog Acesso em 15 de maio de 2012 por ocasião das atividades comemorativas dos 20 anos do Programa. Disponível em: <http://www.blogacesso.com.br/?p=4953>. Acesso em: 23 nov. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.