EDUCACIÓN LECTORA: RUTAS Y SENDEROS DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FOMENTAR LA LECTURA
Palabras clave:
Formación de lectores; Políticas públicas; Promoción de la lectura;Resumen
Para entender el impacto de las políticas públicas de fomento a la lectura en el país, así como el tema del borrado del lector en las últimas décadas, es necesario un análisis diacrónico, para observar la línea histórica y los cambios que han sufrido. Así, este artículo pretende analizar, de forma crítica, algunos de los principales programas de fomento de la lectura, en el periodo 1984 a 2020, a nivel nacional. La perspectiva que fundamenta la investigación indica que la restricción de medidas y políticas a favor del libro y la lectura revela los intereses de quienes están en el poder (FOUCAULT, 1996). La investigación también se basa en los paradigmas de análisis de la situación actual de las acciones gubernamentales relacionadas con la lectura y el fomento del libro desarrollados por Castilho (2021). El aporte teórico se basa en Soares (2012), Chartier (2014), Yunes (1994/2012), entre otros. Los resultados muestran el surgimiento de políticas que fomentan las actividades de lectura a gran escala, así como la necesidad de centrarse en la formación continuada de profesores y alumnos, con proyectos de este tipo más cercanos a la escuela, las bibliotecas comunitarias y otros espacios colectivos de promoción de la lectura.
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outrubro de 1988. Diário Oficial da União, 05 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 10/08/2021
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e bibliotecas nas escolas públicas brasileiras / Secretaria de Educação Básica, Coordenação-Geral de Materiais Didáticos; elaboração Andréa Berenblum e Jane Paiva. –Brasília: Ministério da Educação, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Conta pra Mim: guia de literacia familiar. - Brasília: MEC, SEALF, 2019b.
BRASIL. (2019). PISA 2018. Relatório Nacional. Brasília, DF: INEP/MEC.
CASTILHO, J. M. N. O que revela a série histórica da Retratos sobre as Políticas públicas do Livro e Leitura no Brasil. PLATAFORMA PRÓ-LIVRO: Ciclo de debates da Retratos da Leitura, 2021. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/blog-details.php?id=18504 Data do acesso 09/08/2021
CHARTIER, R. A Mão do Autor e a Mente do Editor. Traduzido por George Schlesinger. São Paulo: UNESP, 2014.
FOUCAULT, M. A Ordem do discurso. Traduzido por Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 4ª ed. São Paulo, 2016.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 5ª ed. São Paulo, 2020.
MATOS, T. Taxação de livros: como proposta de reforma tributária pode encarecer obras. G1: Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/08/11/taxacao-de-livros-como-proposta-de-reforma-tributaria-pode-encarecer-obras.ghtml. Data do Acesso: 10/08/2021
PAIVA, J. BERENBLUM, A. Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE): umaavaliação diagnóstica. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 1 (58), p. 173-188, jan/abr de 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-
73072009000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 4/8/2010.
PAIVA, A. et al. Literatura na infância: imagens e palavras. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; Belo Horizonte: UFMG, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2008.
PEREIRA, R. B. e NETO, P. C. P. Páginas fechadas, à espera de leitores. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.33, n.64, p.49-63, 2015.
PROLER. PROLER: concepções e diretrizes. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2009. Disponível em: http://www.bn.br/proler/images/PDF/cursos3.pdf. Acesso em: 26/07/2021.
RAMALHETE, M. P. O RETROCESSO EMPURRA A PORTA: A LITERATURA INFANTIL E O PROGRAMA CONTA PRA MIM. Revista do Centro de Letras e Comunicação, Pelotas, n.38,p.151-167, set./dez.2020.
SNBP – Sistema Nacional de bibliotecas Públicas. Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/vivaleitura . Data do acesso: 09/08/2021
SOARES, I. C. G. Programas Nacionais de Leitura no Brasil: o PROLER e o PRÒLeitura (1995-2000). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2002. Dissertação de Mestrado em
Educação.
YUNES, E. apud MAGALHÃES, M. Biblioteca Nacional quer seduzir leitores. São Paulo: Folha de São Paulo, 1994. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/1/02/mais!/17.html Data do Acesso: 10/08/2021.
YUNES. 20 anos do Programa Nacional..., entrevista realizada pelo blog Acesso em 15 de maio de 2012 por ocasião das atividades comemorativas dos 20 anos do Programa. Disponível em: <http://www.blogacesso.com.br/?p=4953>. Acesso em: 23 nov. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.