ENSINO REMOTO NA APAE DE JACOBINA – BAHIA: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Palavras-chave:
Educação Inclusiva; Práticas Pedagógicas; Ensino Remoto.Resumo
Este artigo visa discutir sobre o trabalho desenvolvido com um grupo de alunos com deficiência intelectual, matriculados no Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE/APAE de Jacobina Bahia. Neste trabalho são discutidos conceitos de Atendimento Educacional Especializado, educação remota e deficiência intelectual, destacando as experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas no CAEE/APAE, durante o ensino remoto. O estudo contém relatos sobre a importância de uma prática pedagógica que contemple a diversidade e as diferenças, refletindo como os alunos com deficiência intelectual estão sendo assistidos e inclusos durante o ensino remoto, pois devido as suas limitações os impactos para a pessoa com deficiência são ainda maiores, assim destacamos a importância da garantia ao acesso à educação para esses alunos. Nas conclusões, aponta-se a importância do uso dos recursos tecnológicos para a aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual, contextualizando a educação inclusiva e as relações com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como potencializadores de aprendizagem.
Downloads
Referências
BATISTA, C. A. M. MANTOAN, M. T. E. Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Mental. In: GOMES, A. L. L. et al, Deficiência Mental. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.
BRASIL, 2015, Lei nº 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/ L13146.htm; acesso em: 01 Nov 2021.
BRASIL. CNE. CEB. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Brasília: 2009.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. 2015; 7 jul.
BRASIL. MEC/SEESP. Presidência da República. Decreto nº 6.571, de 17 de março de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art.60 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto n. 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, nº188, 18 de setembro de 2008.
BRASIL. MEC/SEESP. Presidência da República. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto Nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 06 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CUPANI, A. Filosofia da tecnologia: um convite. 3. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.
GALVÃO FILHO. T. A.; MIRANDA, T. G. Tecnologia Assistiva e salas de recursos. In: MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
GARCIA, R. P.; TENÓRIO, R. M. O isso e as potencialidades do feedback processual na avaliação de aprendizagem. In: TENÓRIO, R. M.; FERREIRA, R. A.; LOPES, U. de M. Avaliação e resiliência: diagnosticar, negociar e melhorar. Salvador: EDUFBA, 2012.
GLAT, Rosana; VIANNA, Márcia Marin; REDIG, Annie Gomes. Plano educacional individualizado: uma estratégia a ser construída no processo de formação docente. Revista Universidade Rural, Série Ciências Humanas, v. 34, p. 79-100, 2012. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2021.
GROSSI, M. G. R. Usar tecnologias digitais nas aulas remotas durante a pandemia da COVID-19? Sim, mas quais e como usar?. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-12, 12 jun. 2021.
JASKIW, E. F. B., & LOPES, C. V. G. (2021). A pandemia, as TDIC e ensino remoto na educação básica: desafios para as mulheres que são mães e professoras. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 231–250. Disponível em: https://doi.org/10.36704 /sciaseducomtec. v2i2.5033.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologia: O novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MENDES, G. M. L.; SILVA, F. C. T.; PLETSCH, M.D. Atendimento Educacional Especializado: por entre políticas, práticas e currículo – um espaço tempo de inclusão?, Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 11 - n. 3 - p. 255-265 / set-dez 2011 255.
MENDES. E. G.; MALHEIRO, C. A. L. Salas de recursos multifuncionais: é possível um serviço “tamanho único” de atendimento educacional especializado? In: MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
MORAN JOSÉ. Educação híbrida um conceito- chave para a educação, hoje. In: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação/organizadores, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. Porto Alegre: Penso, 2015.
PIMENTEL, S. C. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários. In: MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
PRETTO, Nelson; BONILLA, Maria Helena; SENA, Ivânia. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador: Edição do Autor, 2020.
SANTOS, E.; MARTINS, V. CIBERVÍDEOS E MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇAO ONLINE. Revista Observatório , v. 4, n. 5, p. 231-262, 1 ago. 2018.
SANTOS, Thaís Nascimento Santana. É desafio que se fala?: estágio, tecnologias e aula de língua portuguesa. Salvador, 2018.
WERNER, Hilda Maria Leite. O processo da construção do número, o lúdico e TICs como recursos metodológicos para criança com deficiência intelectual. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Paranaguá – Paraná, 2008. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2443-6.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maiara Oliveira Santos Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.