ENSINO REMOTO NA APAE DE JACOBINA – BAHIA: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Keywords:
Educação Inclusiva; Práticas Pedagógicas; Ensino Remoto.Abstract
This article aims to discuss the work developed with a group of students with intellectual disabilities, enrolled in the Special Educational Service Center – CAEE/APAE in Jacobina Bahia. This work discusses concepts of Special Educational Service, remote education and intellectual disability, highlighting the experiences and pedagogical practices developed at CAEE/APAE, during remote teaching. The study contains reports on the importance of a pedagogical practice that contemplates diversity and differences, reflecting on how students with intellectual disabilities are being assisted and included during remote learning, because due to their limitations, the impacts for people with disabilities are even greater, thus we highlight the importance of guaranteeing access to education for these students. In the conclusions, the importance of the use of technological resources for the learning of people with intellectual disability is pointed out, contextualizing inclusive education and the relationships with the use of Digital Technologies of Information and Communication as learning enhancers.
Downloads
References
BATISTA, C. A. M. MANTOAN, M. T. E. Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Mental. In: GOMES, A. L. L. et al, Deficiência Mental. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.
BRASIL, 2015, Lei nº 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/ L13146.htm; acesso em: 01 Nov 2021.
BRASIL. CNE. CEB. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Brasília: 2009.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. 2015; 7 jul.
BRASIL. MEC/SEESP. Presidência da República. Decreto nº 6.571, de 17 de março de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art.60 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto n. 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, nº188, 18 de setembro de 2008.
BRASIL. MEC/SEESP. Presidência da República. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto Nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 06 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CUPANI, A. Filosofia da tecnologia: um convite. 3. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.
GALVÃO FILHO. T. A.; MIRANDA, T. G. Tecnologia Assistiva e salas de recursos. In: MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
GARCIA, R. P.; TENÓRIO, R. M. O isso e as potencialidades do feedback processual na avaliação de aprendizagem. In: TENÓRIO, R. M.; FERREIRA, R. A.; LOPES, U. de M. Avaliação e resiliência: diagnosticar, negociar e melhorar. Salvador: EDUFBA, 2012.
GLAT, Rosana; VIANNA, Márcia Marin; REDIG, Annie Gomes. Plano educacional individualizado: uma estratégia a ser construída no processo de formação docente. Revista Universidade Rural, Série Ciências Humanas, v. 34, p. 79-100, 2012. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2021.
GROSSI, M. G. R. Usar tecnologias digitais nas aulas remotas durante a pandemia da COVID-19? Sim, mas quais e como usar?. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-12, 12 jun. 2021.
JASKIW, E. F. B., & LOPES, C. V. G. (2021). A pandemia, as TDIC e ensino remoto na educação básica: desafios para as mulheres que são mães e professoras. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 231–250. Disponível em: https://doi.org/10.36704 /sciaseducomtec. v2i2.5033.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologia: O novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MENDES, G. M. L.; SILVA, F. C. T.; PLETSCH, M.D. Atendimento Educacional Especializado: por entre políticas, práticas e currículo – um espaço tempo de inclusão?, Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 11 - n. 3 - p. 255-265 / set-dez 2011 255.
MENDES. E. G.; MALHEIRO, C. A. L. Salas de recursos multifuncionais: é possível um serviço “tamanho único” de atendimento educacional especializado? In: MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
MORAN JOSÉ. Educação híbrida um conceito- chave para a educação, hoje. In: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação/organizadores, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. Porto Alegre: Penso, 2015.
PIMENTEL, S. C. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários. In: MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
PRETTO, Nelson; BONILLA, Maria Helena; SENA, Ivânia. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador: Edição do Autor, 2020.
SANTOS, E.; MARTINS, V. CIBERVÍDEOS E MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇAO ONLINE. Revista Observatório , v. 4, n. 5, p. 231-262, 1 ago. 2018.
SANTOS, Thaís Nascimento Santana. É desafio que se fala?: estágio, tecnologias e aula de língua portuguesa. Salvador, 2018.
WERNER, Hilda Maria Leite. O processo da construção do número, o lúdico e TICs como recursos metodológicos para criança com deficiência intelectual. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Paranaguá – Paraná, 2008. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2443-6.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Maiara Oliveira Santos Ferreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.