NA ENCRUZILHADA DA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: PERSPECTIVAS E PRÁXIS DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Educação Decolonial. Identidade. Pedagogia antirracista.

Resumo

A finalidade desse artigo é pensar possibilidades para a construção de propostas de ensino que promovam uma educação com base em uma perspectiva  decolonial e anti racista. Tal pesquisa buscou refletir sobre a importância da discussão descolonial na educação. A questão norteadora que a delimitou foi: qual a necessidade de estudar sobre a educação na perspectiva decolonial e quais reflexos na prática docente? Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, sendo utilizada a abordagem experiencial para a produção do escrito. À luz de proposições entre outros, aprofundamos as discussões sobre a necessidade do protagonismo negro na educação. Os resultados apontam o interesse e o papel ativo de professores em realizar uma prática decolonial, construindo nos estudantes para além de conteúdos didáticos, a construção da consciência de identidade, luta e valorização pela mesma, desde a infância.

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Biografia do Autor

Jônatas Reis da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Licenciando em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Paloma Amorim de Brito, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente, é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Têm experiência na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Popular, Educação Inclusiva, Educação e Diversidade e Metodologias Ativas. Atuando como Corretor de Iniciação Científica (PIBEX), no período 2015-2016, estaria na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Feira de Santana - Bahia

Tainá Santos Silva Lira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (USM). Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora efetiva do município de Feira de Santana (UEFS). 

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Publicado

2022-09-10

Como Citar

Silva, J. R. da ., Brito, P. A. de ., & Lira, T. S. S. . (2022). NA ENCRUZILHADA DA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: PERSPECTIVAS E PRÁXIS DOCENTE. Diálogos E Diversidade, 2, e14180. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/14180

Edição

Seção

Dossiê temático: Educação indígena e quilombola