NA ENCRUZILHADA DA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: PERSPECTIVAS E PRÁXIS DOCENTE
Keywords:
Educação Decolonial. Identidade. Pedagogia antirracista.Abstract
A finalidade desse artigo é pensar possibilidades para a construção de propostas de ensino que promovam uma educação com base em uma perspectiva decolonial e anti racista. Tal pesquisa buscou refletir sobre a importância da discussão descolonial na educação. A questão norteadora que a delimitou foi: qual a necessidade de estudar sobre a educação na perspectiva decolonial e quais reflexos na prática docente? Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, sendo utilizada a abordagem experiencial para a produção do escrito. À luz de proposições entre outros, aprofundamos as discussões sobre a necessidade do protagonismo negro na educação. Os resultados apontam o interesse e o papel ativo de professores em realizar uma prática decolonial, construindo nos estudantes para além de conteúdos didáticos, a construção da consciência de identidade, luta e valorização pela mesma, desde a infância.
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