COMUNIDADE DE PRÁTICA VIRTUAL (CVOP): UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA
Palabras clave:
Comunidad Virtual de Práctica (CoPV); Memoria; Patrimonio Histórico y CulturalResumen
Este artículo busca discutir acerca de las acciones basadas en la creación de la Comunidad Virtual de Práctica (CoPV), titulada: “Fotografía, Memoria y Educación: diálogo entre las memorias de la tercera edad y la educación patrimonial de los estudiantes, a partir de registros fotográficos”, como parte de la investigaciónde la Maestría Profesional en Educación y Diversidad, de la Universidad del Estado de Bahía (UNEB), en Jacobina. Esta comunidad estuvo formada por los miembros de la Universidad Abierta de la Tercera Edad (UATE), maestros y estudiantes del Centro Territorial de Educación Profesional del Piamonte de la Diamantina II.Desde el abordaje cualitativo, esta investigación utilizó las técnicas como cuestionarios, entrevistas semiestructuradas y grupo de enfoque. Por fin, las primeras conclusiones demostraron que la CoPV, subvencionada por las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC), permitieron el diálogo y la interacción entre los participantes acerca del estudio del patrimonio histórico y culturalde Jacobina, Bahía, Brasil, a partir de los registros fotográficos.
Descargas
Citas
DIAS, Paulo. A comunicação em rede como meio de formação das comunidade de conhecimento na Web: o caso do centro de competência Nónio século XXI da Universidade do Minho. 2001.
FERREIRA, Andréia de Assis; SILVA, Bento Duarte da. Comunidade de prática on-line: uma estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores de História. Educação em Revista. vol. 30 nº 1 Belo Horizonte Jan./Mar. 2014.
LÉVY, Pierre. Coroação. (Trad. Zayr Claudio). 2020. Disponível em: https://pierrelevyblog.com/2020/04/15/coroacao%c2%b9/Acesso em: 10 de out. 2021
MIRANDA, Carmélia A. S. Festas e Comemorações: Versos, Danças e Memória: A Festa da Marujada em Jacobina. Projeto História, v. 28, p. 451- 458, 2004. Disponível em: .https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10456 Acesso em: 12 agost. 2021.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2.ed. – Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
SARTORI, Viviane. Dissertação de Mestrado. Comunidade de prática virtual como ferramenta de compartilhamento de conhecimento na educação a distância. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br Acesso em: 27 de maio de 2020.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.