Virtual Community of Practice COMMUNITY OF PRACTICE (VCOP): a collaborative experience
Keywords:
Virtual Community of Practice (VCoP); Memory; Historical and Cultural Heritage.Abstract
This work searches to discuss about the actions based on the creation of the Virtual Community of Practice (VCoP), entitled: "Photography, Memory and Education: dialogue between the memories of the elderly and the heritage education of students, from photographic records", as part of the research of the Professional Master's Degree in Education and Diversity, of the University of the State of Bahia (UNEB), in Jacobina. This community was formed by the members of the Open University of the Third Age (UATI), teachers and students of the Territorial Center for Professional Education of Piedmont of Diamantina II. From the qualitative approach and collaborative action-research, this research used techniques such as questionnaires, semi-structured interviews and focus group. Finally, the first conclusions showed that the VCoP, subsidized by the Digital Information and Communication Technologies, allowed dialogue and interaction among the participants about the study of the historical and cultural heritage of Jacobina, Bahia, Brazil, from the photographic records.
Downloads
References
DIAS, Paulo. A comunicação em rede como meio de formação das comunidade de conhecimento na Web: o caso do centro de competência Nónio século XXI da Universidade do Minho. 2001.
FERREIRA, Andréia de Assis; SILVA, Bento Duarte da. Comunidade de prática on-line: uma estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores de História. Educação em Revista. vol. 30 nº 1 Belo Horizonte Jan./Mar. 2014.
LÉVY, Pierre. Coroação. (Trad. Zayr Claudio). 2020. Disponível em: https://pierrelevyblog.com/2020/04/15/coroacao%c2%b9/Acesso em: 10 de out. 2021
MIRANDA, Carmélia A. S. Festas e Comemorações: Versos, Danças e Memória: A Festa da Marujada em Jacobina. Projeto História, v. 28, p. 451- 458, 2004. Disponível em: .https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10456 Acesso em: 12 agost. 2021.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2.ed. – Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
SARTORI, Viviane. Dissertação de Mestrado. Comunidade de prática virtual como ferramenta de compartilhamento de conhecimento na educação a distância. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br Acesso em: 27 de maio de 2020.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1986.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.