O NÃO-ÁLIBI DO DOCENTE DE LÍNGUAS E O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA FORMAR LEITORES COM GÊNEROS JORNALÍSTICOS
Palavras-chave:
NãoNão-álibi, Leitura, Mídias DigitaisResumo
O objetivo geral deste artigo é investigar uma variedade de mídias tecnológicas que favoreçam o potencial e o desenvolvimento da leitura dialógica na alteridade entre eu para mim, eu-para-o-outro e o-outro-para-mim voltadas para o Ensino Médio. Como objetivos específicos temos: a) identificar leituras midiáticas, as quais busquem possibilitar motivações dos jovens leitores; b) Analisar mídias audiovisuais que possibilitem a formação do leitor com gêneros jornalísticos. Partiremos da fundamentação teórica exposta sobre a pedagogia da alteridade Santos (2013); leitura: um ato de compreensões responsáveis e responsivas Xavier (2020); o não-álibi de cada um no existir Bakhtin (2017); a educação como resposta responsável em Kramer (2013); Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores Geraldi (2013) e outras visões bakhtinianas. A metodologia de pesquisa analítica qualitativa vai identificar as mídias mais relevantes dividindo em duas categorias verbais, não-verbais e audiovisuais encontradas virtualmente. Os resultados mostram que há uma variedade de gêneros encontrados online que possibilitam a construção dos sentidos elaborados para provocar respostas do interlocutor (o outro) este reage verbalmente ou gestualmente de forma ativa podendo possibilitar o diálogo entre docentes e discentes e nos conduz a evidenciar que não há álibi para não acontecer essa interação.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de: MIOTELLO, V.; FARACO, C. A. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
GERALDI, J. W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In.: FREITAS, M. T. A. (Org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 11-28.
KRAMER, S. A educação como resposta responsável: apontamentos sobre o outro como prioridade. In.: FREITAS, M. T. A. (Org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 29-46.
MOREIRA, H. e CALEFFE, L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 1ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
SANTOS, E. C. Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do Projeto SESA. 2013. 418p. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
XAVIER, M. M. Educomunicação em perspectiva dialógico discursiva. São Paulo; Campina Grande: Mentes Abertas; EDUFCG, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.