COMUNIDADE DE PRÁTICA VIRTUAL (CVOP): UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA
Palavras-chave:
Comunidade de Prática Virtual (CoPV); Memória; Patrimônio Histórico e Cultural.Resumo
Este artigo busca discutir sobre as ações baseadas na criação da Comunidade Virtual de Prática (CoPV), intitulada: “Fotografia, Memória e Educação: diálogo entre as memórias da terceira idade e a formação patrimonial dos alunos, a partir de registros fotográficos”, como parte da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Jacobina. Esta comunidade foi formada pelos membros da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), professores e alunos do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte de la Diamantina II. A partir da abordagem qualitativa e da pesquisa-ação colaborativa, foram utilizadas técnicas como questionários, entrevistas semi estruturadas e grupo focal. Por fim, as primeiras conclusões mostraram que o CoPV, subsidiado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), permitiu o diálogo e a interação entre os participantes sobre o estudo do patrimônio histórico e cultural de Jacobina, Bahia, Brasil, a partir dos registros fotográficos.
Downloads
Referências
DIAS, Paulo. A comunicação em rede como meio de formação das comunidade de conhecimento na Web: o caso do centro de competência Nónio século XXI da Universidade do Minho. 2001.
FERREIRA, Andréia de Assis; SILVA, Bento Duarte da. Comunidade de prática on-line: uma estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores de História. Educação em Revista. vol. 30 nº 1 Belo Horizonte Jan./Mar. 2014.
LÉVY, Pierre. Coroação. (Trad. Zayr Claudio). 2020. Disponível em: https://pierrelevyblog.com/2020/04/15/coroacao%c2%b9/Acesso em: 10 de out. 2021
MIRANDA, Carmélia A. S. Festas e Comemorações: Versos, Danças e Memória: A Festa da Marujada em Jacobina. Projeto História, v. 28, p. 451- 458, 2004. Disponível em: .https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10456 Acesso em: 12 agost. 2021.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2.ed. – Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
SARTORI, Viviane. Dissertação de Mestrado. Comunidade de prática virtual como ferramenta de compartilhamento de conhecimento na educação a distância. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br Acesso em: 27 de maio de 2020.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.