COMUNIDADE DE PRÁTICA VIRTUAL (CVOP): UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA

Palavras-chave: Comunidade de Prática Virtual (CoPV); Memória; Patrimônio Histórico e Cultural.

Resumo

Este artigo busca discutir sobre as ações baseadas na criação da Comunidade Virtual de Prática (CoPV), intitulada: “Fotografia, Memória e Educação: diálogo entre as memórias da terceira idade e a formação patrimonial dos alunos, a partir de registros fotográficos”, como parte da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Jacobina. Esta comunidade foi formada pelos membros da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), professores e alunos do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte de la Diamantina II. A partir da abordagem qualitativa e da pesquisa-ação colaborativa, foram utilizadas técnicas como questionários, entrevistas semi estruturadas e grupo focal. Por fim, as primeiras conclusões mostraram que o CoPV, subsidiado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), permitiu o diálogo e a interação entre os participantes sobre o estudo do patrimônio histórico e cultural de Jacobina, Bahia, Brasil, a partir dos registros fotográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vasti Sampaio de Miranda Xavier, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia, Mestranda em Educação e Diversidade (UNEB) Participante do grupo de pesquisa Cultura Visual Culti-vi. Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. 

Referências

DIAS, Paulo. A comunicação em rede como meio de formação das comunidade de conhecimento na Web: o caso do centro de competência Nónio século XXI da Universidade do Minho. 2001.

FERREIRA, Andréia de Assis; SILVA, Bento Duarte da. Comunidade de prática on-line: uma estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores de História. Educação em Revista. vol. 30 nº 1 Belo Horizonte Jan./Mar. 2014.

LÉVY, Pierre. Coroação. (Trad. Zayr Claudio). 2020. Disponível em: https://pierrelevyblog.com/2020/04/15/coroacao%c2%b9/Acesso em: 10 de out. 2021

MIRANDA, Carmélia A. S. Festas e Comemorações: Versos, Danças e Memória: A Festa da Marujada em Jacobina. Projeto História, v. 28, p. 451- 458, 2004. Disponível em: .https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10456 Acesso em: 12 agost. 2021.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2.ed. – Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

SARTORI, Viviane. Dissertação de Mestrado. Comunidade de prática virtual como ferramenta de compartilhamento de conhecimento na educação a distância. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br Acesso em: 27 de maio de 2020.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1986.

Publicado
2022-02-19
Métricas
  • Visualizações do Artigo 148
  • Pdf downloads: 85
Como Citar
Xavier, V. S. de M. (2022). COMUNIDADE DE PRÁTICA VIRTUAL (CVOP): UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA. Diálogos E Diversidade, 2, e13233. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/13233
Seção
Artigos de fluxo contínuo