Narrativas sobre a saúde mental de adolescentes em tempos de coronavírus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p273-291

Palavras-chave:

Adolescência, Coronavírus, Entrevista Narrativa, Escola, Saúde Mental

Resumo

Este artigo objetivou compreender a saúde mental de adolescentes no período de isolamento social, vivenciado a partir da pandemia mundial de Covid-19, buscando conhecer quais contextos de risco e proteção - ou seja, quais condicionantes aumentam a probabilidade de que se suceda alguma consequência indesejável a saúde e quais elementos estão ligados aos recursos pessoais e subjetivos que diminuem a produção do risco - estão disponíveis nas conexões existenciais formadas pelos adolescentes, investigadas através da entrevista narrativa e avaliada sob a perspectiva da análise de conteúdo pautada pela hermenêutica intercrítica. Os resultados foram organizados em três temas: repercussões da vivência em quarentena, a quarentena como ponte de aproximação intrafamiliar e os sentidos manifestos pelo afastamento temporário da escola. Notou-se um grau de sofrimento psíquico relevante na vivência dos estudantes na quarentena, ainda que a maioria tenha criado projetos de sentido para o enfrentamento dessas condições e tido a família como rede de apoio. Atestou-se como significação coletiva o reconhecimento da importância da escola na proteção das condições de vida dos adolescentes. Conclui-se que o isolamento social proporcionou um momento de contemplação dos estudantes frente a esse período extraordinário. Assim com, ratificou-se a importância da escola pública na vivência de adolescentes. 

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Biografia do Autor

Layta Sena Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Especialista em Psicologia Jurídica pela Univasf. Membro do Laboratório de Estudos e Práticas em Pesquisa-Formação (LEPPF) da Univasf e integrante da Liga Acadêmica Interdisciplinar para o Estudo da Morte e do Suicídio (LAIEMS) da Univasf.

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Quebec em Montreal (UQAM), no Canadá, e pós doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), professor do Programa de Mestrado em Psicologia da Univasf e em Formação Docente e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco (UPE) – campus Petrolina, e editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco (Revasf). Coordena o Laboratório de Estudos e Práticas em Pesquisa-Formação (LEPPF).

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

RIBEIRO, L. S.; RIBEIRO, M. S. de S. Narrativas sobre a saúde mental de adolescentes em tempos de coronavírus. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 273–291, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p273-291. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9199. Acesso em: 21 nov. 2024.