Narrativas sobre a saúde mental de adolescentes em tempos de coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p273-291Parole chiave:
Adolescência, Coronavírus, Entrevista Narrativa, Escola, Saúde MentalAbstract
Este artigo objetivou compreender a saúde mental de adolescentes no período de isolamento social, vivenciado a partir da pandemia mundial de Covid-19, buscando conhecer quais contextos de risco e proteção - ou seja, quais condicionantes aumentam a probabilidade de que se suceda alguma consequência indesejável a saúde e quais elementos estão ligados aos recursos pessoais e subjetivos que diminuem a produção do risco - estão disponíveis nas conexões existenciais formadas pelos adolescentes, investigadas através da entrevista narrativa e avaliada sob a perspectiva da análise de conteúdo pautada pela hermenêutica intercrítica. Os resultados foram organizados em três temas: repercussões da vivência em quarentena, a quarentena como ponte de aproximação intrafamiliar e os sentidos manifestos pelo afastamento temporário da escola. Notou-se um grau de sofrimento psíquico relevante na vivência dos estudantes na quarentena, ainda que a maioria tenha criado projetos de sentido para o enfrentamento dessas condições e tido a família como rede de apoio. Atestou-se como significação coletiva o reconhecimento da importância da escola na proteção das condições de vida dos adolescentes. Conclui-se que o isolamento social proporcionou um momento de contemplação dos estudantes frente a esse período extraordinário. Assim com, ratificou-se a importância da escola pública na vivência de adolescentes.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMARANTE, Paulo. Saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: SciELO-Editora FIOCRUZ, 2007.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Portugal: Edições 70, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BRASIL, Lei Federal 13.819 de 26 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ser implementada pela União, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; e altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019- 2022/2019/lei/L13819.htm - acesso em 15/07/2020.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n. 3.588, de 21 de dezembro de 2017. Altera as Portarias de Consolidação nº 3 e nº 6, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a Rede de Atenção Psicossocial, e dá outras providências. 2017. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt3588_22_12_2017.html - acesso em 15/07/2020.
_______. Lei 13.819 de 26 de Abril de 2019. 2019d. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=515&pagina=1&data =29/04/2019&totalArquivos=62. Acesso em: 13/07/2020.
BRASIL volta a ficar sem ministro da saúde em plena pandemia. Isto é, 2020. Disponível em: <https://istoe.com.br/brasil-volta-a-ficar-sem-ministro-da-saude-em-plena-pandemia/>. Acesso em: 13/07/2020.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia: Uma introdução ao estudo de psicologia. Saraiva Educação SA, 2019.
BURGOS, Miria Suzana et al. Insatisfação corporal de escolares e sua relação com o estado nutricional real. Psico, v. 49, n. 3, p. 213-221, 2018.
CARVALHO, Renato Gomes et al. Relações de amizade e autoconceito na adolescência: um estudo exploratório em contexto escolar. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 34, n. 3, p. 379-388, 2017.
CRONEMBERGER, Gerlany Leal et al. O corte da própria carne: comportamento autolesivo em mulheres adolescentes. CIAIQ2019, v. 2, p. 509-518, 2019.
CRONOLOGIA da expansão do novo coronavírus descoberto na CHINA. G1, 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/01/22/cronologia-da-expansao-do-novo-coronavirus-descoberto-na-china.ghtml>. Acesso em: 13/07/2020.
DUNKER, Christian. A arte da quarentena para principiantes. São Paulo: Boitempo, 2020.
FAIAL, Ligia Cordeiro Matos et al. A escola como campo de promoção à saúde na adolescência: revisão literária. Rev Pró-Uni, v. 7, n. 2, 2016.
FILHO, N. A. O que é saúde?. Rio de Janeiro: SciELO-Editora FIOCRUZ, 2011.
FOLHA informativa – Suicídio. OPAS BRASIL, 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5671:folha-informativa-suicidio&Itemid=839>. Acesso em: 13/07/2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2018.
GARCIA, Vanessa et al. SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS DE RESIDENTES EM SAÚDE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE URUGUAIANA/RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 10, n. 3, 2018.
GOMES, Maria Paula Cerqueira; MERHY, Emerson Elias (Ed.). Pesquisadores IN-MUNDO: um estudo da produção do acesso e barreira em saúde mental. Editora Rede Unida, 2014.
GOODSON, Ivor F.; PETRUCCI-ROSA, Maria Inês. " Oi Iv, como vai? Boa sorte na escola!" notas (auto) biográficas constitutivas da história de vida de um educador. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, v. 5, n. 13, p. 91-104, 2020.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Vozes, 2017.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Rio de Janeiro: Vozes, 1988.
JOVCHELOVITCH, S; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.p. 90-113.
MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTEL, Álamo. Um rigor outro: sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador: EDUFBA, 2009.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Espanha: Editorial Melusina, 2011.
PATIAS, Naiana Dapieve; DA SILVA, Doralúcia Gil; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Exposição de adolescentes à violência em diferentes contextos: relações com a saúde mental. Temas em Psicologia, v. 24, n. 1, p. 205-218, 2016.
ORGANIZAÇÃO Mundial de Saúde declara pandemia do novo coronavírus. UNASUS, 2020. Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus>. Acesso em: 13/07/2020.
PÓ, Gabriela Sofia Martins. A fenomenologia do tédio no Livro do Desassossego: de Martin Heidegger a Fernando Pessoa, 2015. 319. Tese de Doutorado em Filosofia – Departamento de Filosofia, Universidade de Évora, Portugal, 2015.
RODRIGUES, Thiago Donda. Mecanismos do poder disciplinar na escola: alguns apontamentos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 2018.
SAID, Flávia. Bolsonaro chama coronavírus de gripezinha. “Não vai me matar”. Congresso em Foco, 2020. Disponível em: <https://congressoemfoco.uol.com.br/governo/bolsonaro-chama-coronavirus-de-gripezinha-nao-vai-me-matar/>. Acesso em: 13/07/2020.
SALES, Evelyn T. A influência do contexto familiar na saúde mental das crianças e adolescentes. Revista da Faculdade Itecne, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2016.
SANTOS, B. S. La cruel pedagogia del vírus. Ediciones AKAL, 2020.
SANTOS, Carolina Carbonell dos Santos et al. A vivência da gravidez na adolescência no âmbito familiar e social. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 4, n. 1, p. 105-112, 2014.
SILVA, Jaqueline Ferreira da; CID, Maria Fernanda Barboza; MATSUKURA, Thelma Simões. Atenção psicossocial de adolescentes: a percepção de profissionais de um CAPSij. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 26, n. 2, p. 329-343, 2018.
SOUSA, Maria Goreti da Silva; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, v. 33, n. 2, 2015.
SOUZA, Sainara Rodrigues; TEIXEIRA, Irenides. O adoecimento psíquico vivenciado na adolescência no período pré-vestibular. Humanidades & Inovação, v. 3, n. 2, 2016.
VASCONCELOS, Cristina Silvana da Silva et al. O NOVO CORONAVÍRUS E OS IMPACTOS PSICOLÓGICOS DA QUARENTENA. DESAFIOS-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocatins, v. 7, n. Especial-3, p. 75-80, 2020.
VIEIRA, Andre Guirland et al. A escola enquanto espaço produtor da saúde de seus alunos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. esp., p. 916-932, 2017.
WELLER, Wivian; ZARDO, Sinara Pollom. Entrevista narrativa com especialistas: aportes metodológicos e exemplificação. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, V. 22, N. 40, P. 131-143, 2019.