Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p328-344

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Narrativa (Auto)biográfica

Resumo

Este artigo versa sobre a experiência da gestão escolar numa unidade da rede municipal de ensino em Salvador (BA) visando tornar a inclusão de estudantes com deficiência uma ação concreta e em permanente construção. Em 2020, a gestão tem buscado se articular da melhor forma, a fim de dar apoio efetivo a estudantes com deficiência e seus familiares, pois o isolamento social para conter a Pandemia do COVID-19 deixou o grupo ainda mais vulnerável no atendimento de suas especificidades. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo Relato de Experiência contempla a narrativa (auto) biográfica de uma gestora, a partir de registros feitos entre 2018 e 2019, às quais resultaram em estratégias voltadas a fomentar a educação numa perspectiva inclusiva. O acolhimento e acompanhamento de estudantes e familiares a partir da interrupção de aulas presenciais foi mantido e ampliado nesta unidade. Conclui-se que a criação do Núcleo de Apoio à Inclusão em 2019, dentre outras medidas, favoreceu o acompanhamento da família pela escola no contexto da Pandemia. As crianças de modo geral, mesmo em suas casas, continuam a realizar atividades, porém a gestão tem procurado estar atenta às necessidades educacionais específicas de cada aluno com deficiência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Souza Itaborai, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagoga, lotada na Prefeitura Municipal de Salvador, na Escola Municipal Agnelo de Brito. Membro do grupo de pesquisa: Educação Especial, Inclusiva e diversidade (Educid) do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB.

Cláudia Paranhos de Jesus Portela, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Educação da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus I – Salvador. Membro do grupo de pesquisa: Educação Especial, Inclusiva e diversidade (Educid) do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB (Coordenadora).

Cristina de Araújo Ramos Reis, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação.  Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação (Seduc) de Feira de Santana (BA). Membro do grupo de pesquisa: Educação Especial, Inclusiva e diversidade (Educid) do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Narrativas (auto)biográficas de formação e o entrelaçamento com a autorregulação da aprendizagem. In ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto (org.). (Auto)biografia e formação humana. p. 1-28. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

ALMEIDA, Claudia Mara; SOARES, Kátia Cristina Dambiski. Pedagogo Escolar, as funções supervisora e orientadora. Curitiba: Editora Intersaberes. 2012.

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.22, n. 40, p. 95-103, jul/dez. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311361132_O_QUE_E_UM_ESTUDO_DE_CASO_QUALITATIVO_EM_EDUCACAO. Acesso: 4 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União. Brasília: DF, p. 1. 05 de outubro de 1988. Seção 1.

___. Decreto nº 5.296, Diário Oficial da União. Brasília: DF, p. 5, 02 de dezembro de 2004. Seção 1. Disponível na internet em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm>. >. Acesso em: 5 maio 2020.

___. Decreto nº 7.611, Diário Oficial da União. Brasília: DF, p. 12, 17 de novembro de 2011. Seção 1. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 23 jul. 2020.

___. Lei nº 13.146, Diário Oficial da União, Brasília: DF, p. 2, 06 de julho de 2015. Seção 1. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.andislexia.org.br/Estatuto-da-pessoa-com-deficiencia.pdf> Acesso em 23 mar. 2016>. Acesso em: 15 maio 2020.

___. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/políticaeducespecial.pdf. Acesso em: 4 abr. 2020.

BUENO, José Geraldo Silveira. A política de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial? In: BUENO, José Geraldo Silveira.; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; SANTOS, Roseli Albino dos (Orgs). Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análises. Araraquara: Junqueira &Marin Editores; Brasília: CAPES, 2008. p. 43-63.

CROCHIK, José Leon. Educação Inclusiva, subjetividade, preconceito e direitos humanos: qual a sua relação? P. 23-53. In: SILVA, Aida Maria Monteiro; COSTA, Valdelúcia Alves da. (Orgs) Educação Inclusiva e direitos humanos: perspectivas contemporâneas – São Paulo, Cortez, 2015. (Coleção educação em direitos humanos.).

DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.

DOURADO, Luiz Fernandez. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.) Gestão Democrática

da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.

FERREIRA, Simone Bacellar; SANTOS, Rodrigo Costa dos; SILVEIRA, Denis Silva da.

Panorama da Acessibilidade na Web Brasileira. RCA. Revista de Controle e Administração, Florianópolis: SC, Universidade Federal de Santa Catarina, v. III, p. 206-235, 2007.

FREIRE, Sofia. Um olhar sobre a inclusão. Revista da Educação, FCUL – Departamento de Educação, vol. XVI, nº 1, 2008, p. 5-20. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/5299/1/Um%20olhar%20sobre%20a%20Inclusão.pdf Acesso em: 4 abr. 2020.

HENRIQUES, Rosângela Maria. O Currículo Adaptado na Inclusão de Deficiente Intelectual. P. 1 – 23. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_rosangela_maria_henriques.pdf . 2012. Acesso em: 4 abr. 2020.

IRM – Instituto Rodrigo Mendes. Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da covid-19: Um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais. 2020. Disponível em: https://fundacaogrupovw.org.br/wp-content/uploads/2020/07/protocolos-educacao-inclusiva-durante-pandemia.pdf. Acesso em: 25 jul. 2020.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira. Resumo técnico – Censo Escolar 2019. Brasília – DF. Janeiro 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/0/Resumo+T%C3%A9cnico+%28vers%C3%A3o+preliminar%29+-+Censo+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+2019/73e6de67-2be3-413f-9e4c-90c424d27d96?version=1.0. Acesso em: 1º maio 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

MEIRELES, Mariana Martins. Entrevista narrativa e hermenêutica de si: fonte de pesquisa (auto)biográfica e perspectivas de análises, p. 285-296. In: SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). (Auto)biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. 1 ed., v I. Salvador: EDUFBA, 2015.

MENDONÇA, Ana Abadia dos Santos. Educação Especial e Educação Inclusiva: dicotomia de ensino dentro de um mesmo processo de ensino educativo. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação, III Congresso Internacional, trabalho docente e processos educativos. Uniube, 2015, Uberaba: MG. Disponível em: https://www.uniube.br/eventos/epeduc/2015/completos/39.pdf. Acesso em: 1º maio 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

NÓVOA, Antônio. Formação Continuada – Aula Magna Antônio Nóvoa. Entrevistador: RODRIGUES, Jerônimo. Canal Educação Bahia. Vídeo Youtube, 2020.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7kSPWa5Nieo&t=29s. Acesso em: 24 jul. 2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O Movimento (Auto)biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. Investigación Cualitativa, 2(1) pp. 6-26. 2017. Disponível em: https://ojs.revistainvestigacioncualitativa.com/index.php/ric/article/view/56. Acesso em: 2 maio 2020.

PAULON, Simone Mainieri. Documento subsidiário à política de inclusão. Simone Mainieri Paulon; Lia Beatriz de Lucca Freitas; Gerson Sniech Pinho. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro%20educacao%20inclusiva.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

PICCOLO, Gustavo Martins; MENDES, Enicéia Gonçalves. Dialogando com Goffman: contribuições e limites sobre a deficiência. pp.46-63. Poíesis Pedagógica. V.10, n.1 jan/jun.2012.

PORTELA, Claudia Paranhos de Jesus; ALMEIDA, Célia Verônica Paranhos de Jesus. Família e escola: como essa parceria pode favorecer crianças com necessidades educativas especiais, p. 149-159. In: DIAZ, Félix et. al (Orgs). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. organizadores. Salvador: EDUFBA, 2009.

REIS, Cristina de Araújo Ramos. Docência na Educação Superior – Cego e baixa visão – múltiplos olhares. 1.ed. V. 60. Brasil Multicultural, 2019.

ROPOLI, Edilene Aparecida et al. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2011. v. 1. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar). Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/25849. Acesso em: 10 jun. 2020.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, P. 10-16, mar./abr. 2002.

SILVA, Cláudia Lopes da; LEME, Maria Isabel da Silva. O Papel do Diretor Escolar na Implantação de uma Cultura Educacional Inclusiva. Revista Psicologia, Ciência e Profissão, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 29, n.3. p. 494-511, 2009.

SIME, Mariana Midori; COUTINHO, Gilma Correa (Coord). Tecnologia Assistiva e o enfrentamento a COVID-19: orientações de higiene de higiene para dispositivos para pessoas com deficiência. BERGAMIN, Bruna Pessin et. al (Orgs). Dados eletrônicos. Vitória: Ed. do autor, 2020. Disponível em: https://demaisinformacao.com.br/wp-content/uploads/2020/06/CARTILHA-TA-x-COVID-19-TO-UFES.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação Revista Santa Maria, v. 39, n. 1, | p. 39-50. Jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344. Acesso em: 20 maio 2020.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si - estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 2006.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. A relação entre gestão escolar e educação inclusiva: o que dizem os documentos oficiais? Revista on-line de política e gestão educacional, Araraquara, Universidade Estadual Paulista, n. 06, p. 41-61, 1º semestre de 2009. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi6_artigothaistezani.pdf. Acesso em: 23 maio 2020.

UNESCO. Declaração de Salamanca e enquadramento da ação na área das necessidades educativas Especiais Acesso e Qualidade. Salamanca, Espanha: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/Ministério da Educação e Ciência da Espanha, 1994.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

ITABORAI, F. C. S.; PORTELA, C. P. de J.; REIS, C. de A. R. Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 328–344, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p328-344. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9198. Acesso em: 23 nov. 2024.