Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p328-344

Mots-clés :

Educação, Inclusão, Narrativa (Auto)biográfica

Résumé

Este artigo versa sobre a experiência da gestão escolar numa unidade da rede municipal de ensino em Salvador (BA) visando tornar a inclusão de estudantes com deficiência uma ação concreta e em permanente construção. Em 2020, a gestão tem buscado se articular da melhor forma, a fim de dar apoio efetivo a estudantes com deficiência e seus familiares, pois o isolamento social para conter a Pandemia do COVID-19 deixou o grupo ainda mais vulnerável no atendimento de suas especificidades. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo Relato de Experiência contempla a narrativa (auto) biográfica de uma gestora, a partir de registros feitos entre 2018 e 2019, às quais resultaram em estratégias voltadas a fomentar a educação numa perspectiva inclusiva. O acolhimento e acompanhamento de estudantes e familiares a partir da interrupção de aulas presenciais foi mantido e ampliado nesta unidade. Conclui-se que a criação do Núcleo de Apoio à Inclusão em 2019, dentre outras medidas, favoreceu o acompanhamento da família pela escola no contexto da Pandemia. As crianças de modo geral, mesmo em suas casas, continuam a realizar atividades, porém a gestão tem procurado estar atenta às necessidades educacionais específicas de cada aluno com deficiência.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Flávia Cristina Souza Itaborai, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagoga, lotada na Prefeitura Municipal de Salvador, na Escola Municipal Agnelo de Brito. Membro do grupo de pesquisa: Educação Especial, Inclusiva e diversidade (Educid) do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB.

Cláudia Paranhos de Jesus Portela, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Educação da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus I – Salvador. Membro do grupo de pesquisa: Educação Especial, Inclusiva e diversidade (Educid) do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB (Coordenadora).

Cristina de Araújo Ramos Reis, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação.  Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação (Seduc) de Feira de Santana (BA). Membro do grupo de pesquisa: Educação Especial, Inclusiva e diversidade (Educid) do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB.

Références

ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Narrativas (auto)biográficas de formação e o entrelaçamento com a autorregulação da aprendizagem. In ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto (org.). (Auto)biografia e formação humana. p. 1-28. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

ALMEIDA, Claudia Mara; SOARES, Kátia Cristina Dambiski. Pedagogo Escolar, as funções supervisora e orientadora. Curitiba: Editora Intersaberes. 2012.

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.22, n. 40, p. 95-103, jul/dez. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311361132_O_QUE_E_UM_ESTUDO_DE_CASO_QUALITATIVO_EM_EDUCACAO. Acesso: 4 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União. Brasília: DF, p. 1. 05 de outubro de 1988. Seção 1.

___. Decreto nº 5.296, Diário Oficial da União. Brasília: DF, p. 5, 02 de dezembro de 2004. Seção 1. Disponível na internet em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm>. >. Acesso em: 5 maio 2020.

___. Decreto nº 7.611, Diário Oficial da União. Brasília: DF, p. 12, 17 de novembro de 2011. Seção 1. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 23 jul. 2020.

___. Lei nº 13.146, Diário Oficial da União, Brasília: DF, p. 2, 06 de julho de 2015. Seção 1. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.andislexia.org.br/Estatuto-da-pessoa-com-deficiencia.pdf> Acesso em 23 mar. 2016>. Acesso em: 15 maio 2020.

___. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/políticaeducespecial.pdf. Acesso em: 4 abr. 2020.

BUENO, José Geraldo Silveira. A política de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial? In: BUENO, José Geraldo Silveira.; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; SANTOS, Roseli Albino dos (Orgs). Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análises. Araraquara: Junqueira &Marin Editores; Brasília: CAPES, 2008. p. 43-63.

CROCHIK, José Leon. Educação Inclusiva, subjetividade, preconceito e direitos humanos: qual a sua relação? P. 23-53. In: SILVA, Aida Maria Monteiro; COSTA, Valdelúcia Alves da. (Orgs) Educação Inclusiva e direitos humanos: perspectivas contemporâneas – São Paulo, Cortez, 2015. (Coleção educação em direitos humanos.).

DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.

DOURADO, Luiz Fernandez. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.) Gestão Democrática

da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.

FERREIRA, Simone Bacellar; SANTOS, Rodrigo Costa dos; SILVEIRA, Denis Silva da.

Panorama da Acessibilidade na Web Brasileira. RCA. Revista de Controle e Administração, Florianópolis: SC, Universidade Federal de Santa Catarina, v. III, p. 206-235, 2007.

FREIRE, Sofia. Um olhar sobre a inclusão. Revista da Educação, FCUL – Departamento de Educação, vol. XVI, nº 1, 2008, p. 5-20. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/5299/1/Um%20olhar%20sobre%20a%20Inclusão.pdf Acesso em: 4 abr. 2020.

HENRIQUES, Rosângela Maria. O Currículo Adaptado na Inclusão de Deficiente Intelectual. P. 1 – 23. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_rosangela_maria_henriques.pdf . 2012. Acesso em: 4 abr. 2020.

IRM – Instituto Rodrigo Mendes. Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da covid-19: Um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais. 2020. Disponível em: https://fundacaogrupovw.org.br/wp-content/uploads/2020/07/protocolos-educacao-inclusiva-durante-pandemia.pdf. Acesso em: 25 jul. 2020.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira. Resumo técnico – Censo Escolar 2019. Brasília – DF. Janeiro 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/0/Resumo+T%C3%A9cnico+%28vers%C3%A3o+preliminar%29+-+Censo+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+2019/73e6de67-2be3-413f-9e4c-90c424d27d96?version=1.0. Acesso em: 1º maio 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

MEIRELES, Mariana Martins. Entrevista narrativa e hermenêutica de si: fonte de pesquisa (auto)biográfica e perspectivas de análises, p. 285-296. In: SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). (Auto)biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. 1 ed., v I. Salvador: EDUFBA, 2015.

MENDONÇA, Ana Abadia dos Santos. Educação Especial e Educação Inclusiva: dicotomia de ensino dentro de um mesmo processo de ensino educativo. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação, III Congresso Internacional, trabalho docente e processos educativos. Uniube, 2015, Uberaba: MG. Disponível em: https://www.uniube.br/eventos/epeduc/2015/completos/39.pdf. Acesso em: 1º maio 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

NÓVOA, Antônio. Formação Continuada – Aula Magna Antônio Nóvoa. Entrevistador: RODRIGUES, Jerônimo. Canal Educação Bahia. Vídeo Youtube, 2020.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7kSPWa5Nieo&t=29s. Acesso em: 24 jul. 2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O Movimento (Auto)biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. Investigación Cualitativa, 2(1) pp. 6-26. 2017. Disponível em: https://ojs.revistainvestigacioncualitativa.com/index.php/ric/article/view/56. Acesso em: 2 maio 2020.

PAULON, Simone Mainieri. Documento subsidiário à política de inclusão. Simone Mainieri Paulon; Lia Beatriz de Lucca Freitas; Gerson Sniech Pinho. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro%20educacao%20inclusiva.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

PICCOLO, Gustavo Martins; MENDES, Enicéia Gonçalves. Dialogando com Goffman: contribuições e limites sobre a deficiência. pp.46-63. Poíesis Pedagógica. V.10, n.1 jan/jun.2012.

PORTELA, Claudia Paranhos de Jesus; ALMEIDA, Célia Verônica Paranhos de Jesus. Família e escola: como essa parceria pode favorecer crianças com necessidades educativas especiais, p. 149-159. In: DIAZ, Félix et. al (Orgs). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. organizadores. Salvador: EDUFBA, 2009.

REIS, Cristina de Araújo Ramos. Docência na Educação Superior – Cego e baixa visão – múltiplos olhares. 1.ed. V. 60. Brasil Multicultural, 2019.

ROPOLI, Edilene Aparecida et al. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2011. v. 1. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar). Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/25849. Acesso em: 10 jun. 2020.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, P. 10-16, mar./abr. 2002.

SILVA, Cláudia Lopes da; LEME, Maria Isabel da Silva. O Papel do Diretor Escolar na Implantação de uma Cultura Educacional Inclusiva. Revista Psicologia, Ciência e Profissão, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 29, n.3. p. 494-511, 2009.

SIME, Mariana Midori; COUTINHO, Gilma Correa (Coord). Tecnologia Assistiva e o enfrentamento a COVID-19: orientações de higiene de higiene para dispositivos para pessoas com deficiência. BERGAMIN, Bruna Pessin et. al (Orgs). Dados eletrônicos. Vitória: Ed. do autor, 2020. Disponível em: https://demaisinformacao.com.br/wp-content/uploads/2020/06/CARTILHA-TA-x-COVID-19-TO-UFES.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação Revista Santa Maria, v. 39, n. 1, | p. 39-50. Jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344. Acesso em: 20 maio 2020.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si - estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 2006.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. A relação entre gestão escolar e educação inclusiva: o que dizem os documentos oficiais? Revista on-line de política e gestão educacional, Araraquara, Universidade Estadual Paulista, n. 06, p. 41-61, 1º semestre de 2009. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi6_artigothaistezani.pdf. Acesso em: 23 maio 2020.

UNESCO. Declaração de Salamanca e enquadramento da ação na área das necessidades educativas Especiais Acesso e Qualidade. Salamanca, Espanha: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/Ministério da Educação e Ciência da Espanha, 1994.

Téléchargements

Publié-e

2021-05-31

Comment citer

ITABORAI, F. C. S.; PORTELA, C. P. de J.; REIS, C. de A. R. Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva . REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 328–344, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p328-344. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9198. Acesso em: 17 juill. 2024.