Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p874-888

Palavras-chave:

Narrativas (Auto)biográficas, Formação de Professores, Docência Universitária

Resumo

O artigo aborda de forma reflexiva o estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Setor Litoral, no módulo de Projeto de Aprendizagem. O objetivo do trabalho foi construir uma prática pedagógica de pesquisa-formação com a utilização das narrativas (auto)biográficas como estratégia de ensino e pesquisa-formação dos sujeitos do processo, além de identificar elementos significativos das trajetórias dos estudantes ingressantes no curso, que pudessem indicar os motivos da escolha do curso e as afinidades destes com a profissão de professor de Educação Física. O texto apresenta elementos teóricos sobre as narrativas (auto)biográficas enquanto metodologia de pesquisa e de formação, descreve a trajetória e estratégias adotadas no processo das aulas-pesquisa e implementação da proposta, aponta alguns resultados encontrados sobre os estudantes participantes e sobre o processo em si como possibilidade pedagógica para uma prática significativa de formação de futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Silva da Silva, Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral

Doutor em Educação pela Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor do curso de licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (Auto)Biográfica – Tempo, Memória e Narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 201-224.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Intencionalidade, reflexividade, experiência e identidade em pesquisa (auto)biográfica: dimensões epistemo-empíricas em narrativas de formação. In: BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FREREIRA, Marcia Santos. (Orgs.). Perspectivas epistêmico-metodológicas da pessoa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, 2016. p. 29-50.

BACHELARD, Gaston. A intuição do instante. Campinas, SP: Verus Editora, 2007.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, Abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acessado em: 30 mar. 2019.

BORGES, Jorge Luis. Ficcciones. Barcelona, Espanha: Alianza Editorial S.A., 1998.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FERRAROTTI, Franco. Sobre la autonomia del método biográfico. In: MARINAS, José Miguel; SANTAMARINA, Cristina (Org.) La História Oral: métodos y experiências. Madrid: Editorial Debate, 1993. p. 121 -128.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

JOSSO, Marie-Christine. História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as "histórias de vida" a serviço de projetos. Educação e Pesquisa. São Paulo, FEUSP, v. 25, nº 2, São Paulo, FEUSP, Dec. 1999. Disponível em: http://www.scielo.com.br. Acesso em: 20 set. 2015.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo, SP: Ed. Cortez, 2004.

MATURANA, Humberto R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

Ministerio de Educación Ciencia y Tecnología de la Nación. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas. Una estrategia para la formación de docentes. Buenos Aires, 2005. Disponível em: https://www.unrc.edu.ar/unrc/academica/pdf/libro-narrac1.pdf. Acesso em: 10 mai. 2018.

SILVA, Marcelo Silva. As aventuras e desventuras dos alunos da ESEF/UFPel: um olhar sobre a formação do professor de Educação Física. 2002. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS, 2002.

SUÁREZ, Daniel H. La Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas. La Indagación-Acción del Mundo Escolar para la Reconstrucción de la Memoria Pedagógica de los Docentes. In: VII Red Estrado - Seminário de la Red de Estudios sobre Trabajo Docente, 2008, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Red Estrado, 2008. v. 1. p. 01-21. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdrom_seminario_2008/textos/ponencias/Ponencia%20Daniel%20Su%C3%A1rez.pdf. Acesso em: 10 mai. 2018.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Um discurso sobre as ciências. 7º ed. Porto: edições afrontamentos, 1995.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, Maurice et al. Os Professores Face ao Saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & educação, Porto Alegre, nº 4, p. 215-233, 1991.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na Educação Física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, BIOgraph, v. 04, nº 11, p. 729-750, maio/ago. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4366. Acesso em: 10 abr. 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

SILVA, M. S. da. Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 874–888, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p874-888. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6495. Acesso em: 21 nov. 2024.