Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p874-888

Palabras clave:

Narrativas (Auto)biográficas, Formação de Professores, Docência Universitária

Resumen

O artigo aborda de forma reflexiva o estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Setor Litoral, no módulo de Projeto de Aprendizagem. O objetivo do trabalho foi construir uma prática pedagógica de pesquisa-formação com a utilização das narrativas (auto)biográficas como estratégia de ensino e pesquisa-formação dos sujeitos do processo, além de identificar elementos significativos das trajetórias dos estudantes ingressantes no curso, que pudessem indicar os motivos da escolha do curso e as afinidades destes com a profissão de professor de Educação Física. O texto apresenta elementos teóricos sobre as narrativas (auto)biográficas enquanto metodologia de pesquisa e de formação, descreve a trajetória e estratégias adotadas no processo das aulas-pesquisa e implementação da proposta, aponta alguns resultados encontrados sobre os estudantes participantes e sobre o processo em si como possibilidade pedagógica para uma prática significativa de formação de futuros professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Silva da Silva, Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral

Doutor em Educação pela Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor do curso de licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral.

Citas

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (Auto)Biográfica – Tempo, Memória e Narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 201-224.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Intencionalidade, reflexividade, experiência e identidade em pesquisa (auto)biográfica: dimensões epistemo-empíricas em narrativas de formação. In: BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FREREIRA, Marcia Santos. (Orgs.). Perspectivas epistêmico-metodológicas da pessoa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, 2016. p. 29-50.

BACHELARD, Gaston. A intuição do instante. Campinas, SP: Verus Editora, 2007.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, Abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acessado em: 30 mar. 2019.

BORGES, Jorge Luis. Ficcciones. Barcelona, Espanha: Alianza Editorial S.A., 1998.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FERRAROTTI, Franco. Sobre la autonomia del método biográfico. In: MARINAS, José Miguel; SANTAMARINA, Cristina (Org.) La História Oral: métodos y experiências. Madrid: Editorial Debate, 1993. p. 121 -128.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

JOSSO, Marie-Christine. História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as "histórias de vida" a serviço de projetos. Educação e Pesquisa. São Paulo, FEUSP, v. 25, nº 2, São Paulo, FEUSP, Dec. 1999. Disponível em: http://www.scielo.com.br. Acesso em: 20 set. 2015.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo, SP: Ed. Cortez, 2004.

MATURANA, Humberto R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

Ministerio de Educación Ciencia y Tecnología de la Nación. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas. Una estrategia para la formación de docentes. Buenos Aires, 2005. Disponível em: https://www.unrc.edu.ar/unrc/academica/pdf/libro-narrac1.pdf. Acesso em: 10 mai. 2018.

SILVA, Marcelo Silva. As aventuras e desventuras dos alunos da ESEF/UFPel: um olhar sobre a formação do professor de Educação Física. 2002. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS, 2002.

SUÁREZ, Daniel H. La Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas. La Indagación-Acción del Mundo Escolar para la Reconstrucción de la Memoria Pedagógica de los Docentes. In: VII Red Estrado - Seminário de la Red de Estudios sobre Trabajo Docente, 2008, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Red Estrado, 2008. v. 1. p. 01-21. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdrom_seminario_2008/textos/ponencias/Ponencia%20Daniel%20Su%C3%A1rez.pdf. Acesso em: 10 mai. 2018.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Um discurso sobre as ciências. 7º ed. Porto: edições afrontamentos, 1995.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, Maurice et al. Os Professores Face ao Saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & educação, Porto Alegre, nº 4, p. 215-233, 1991.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na Educação Física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, BIOgraph, v. 04, nº 11, p. 729-750, maio/ago. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4366. Acesso em: 10 abr. 2019.

Publicado

2020-06-29

Cómo citar

SILVA, M. S. da. Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 874–888, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p874-888. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6495. Acesso em: 21 nov. 2024.