Aprendendo a ser professor: uma investigação biográfico-narrativa com instrumentistas

Autores

  • Vanessa Weber Universidade Federal de Santa Maria; Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1005-1019

Palavras-chave:

Construção da docência, Saberes docentes, Narrativas, Professor de instrumento, Investigação biográfico-narrativa.

Resumo

Apesar dos cursos de Bacharelado em Música não objetivarem a formação para a docência, o trabalho do egresso com o ensino do instrumento é um caminho profissional trilhado por muitos instrumentistas. A partir dos resultados de uma pesquisa que buscou compreender o processo de construção da docência do bacharel em instrumento, este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre percursos formativos e apresentar possíveis caminhos de construção da docência do bacharel em instrumento. A investigação biográfico-narrativa (BOLÍVAR; DOMINGO; FERNÁNDEZ, 2001) foi utilizada como metodologia para a realização da pesquisa e para a construção das narrativas de três professores de instrumento. Como resultados, percebi que não existe uma única forma de se tornar professor, ou seja, de aprender a docência, de construir-se professor. Cada bacharel em instrumento torna-se professor através da construção e da mobilização de saberes, os quais são integrados à docência por meio da formação, das vivências junto a professores e colegas, e da experiência com a prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Vanessa Weber, Universidade Federal de Santa Maria; Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul e Professora Substituta do Departamento de Fundamentos da Educação/UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM).

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Publicado

2019-12-26

Como Citar

WEBER, V. Aprendendo a ser professor: uma investigação biográfico-narrativa com instrumentistas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 1005–1019, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1005-1019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5890. Acesso em: 17 dez. 2024.