Memórias e experiências de um migrante com deficiência no ensino superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1206

Palavras-chave:

Discriminação, Deficiência, Educação superior, Narrativa autobiográfica

Resumo

A Educação Superior no Brasil desenvolve ações para ser cada vez mais inclusiva. A presença da diversidade estudantil, o reconhecimento da necessidade de preparar os docentes e a pesquisa nessa direção evidenciam alguns esforços que estão sendo realizados. A questão central que guia a pesquisa é: Como transcorre a vida universitária de um estudante surdocego e migrante no Brasil? Tem como objetivo refletir sobre o olhar, a análise e a visão de um estudante surdocego e migrante em seu ingresso, trajetória e atualidade pela Educação Superior no Brasil, a partir essencialmente da narrativa de sua experiência pessoal. Assumem-se alguns marcos legais e outros pressupostos teóricos sobre a inclusão de pessoas surdocegas. Do ponto de vista metodológico, baseia-se na perspectiva qualitativa com foco na narrativa autobiográfica. São mostrados os avanços, as limitações e as segregações encontradas durante o período pré, durante e pós-pandêmico em sua vida universitária. As narrativas e os eventos vivenciados concluem reconhecendo avanços na inclusão de pessoas com deficiência na Universidade, e emergem aprendizados que levarão a transformar certas práticas de discriminação estrutural em torno de pessoas com deficiência, bem como dar voz aos alunos em seu processo de formação.

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Biografia do Autor

Isaias Hernandez Galeano, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

María Victoria González Peña, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em educação pela UFMG. Atualmente faz pós-doutorado no Programa FaE “Conhecimento e Inclusão Social” da UFMG e atua como professora substituta na área de educação na UNILA. 

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Publicado

2024-12-25

Como Citar

HERNANDEZ GALEANO, I.; GONZÁLEZ PEÑA, M. V. Memórias e experiências de um migrante com deficiência no ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1206, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1206. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/19952. Acesso em: 15 jan. 2025.