Heróis em campus de batalha: representações biográficas de professores universitários durante as Culture Wars

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1199

Palavras-chave:

Literatura contemporânea, Literatura estadunidense, Culture Wars, Self-fashioning, Autoficção

Resumo

Analisando as representações de professores universitários tal como delineadas por algumas obras artísticas publicadas no contexto das Culture Wars, durante as décadas de 1990 e 2000 nos EUA, objetiva-se indicar uma série de características compartilhadas por tais representações e suas possíveis motivações contextuais. O corpus dessa análise imagológica abarca as seguintes obras: A marca humana, de Philip Roth; Ravelstein, de Saul Bellow; o documentário Derrida, de Kirby Dick e Amy Ziering Kofman; a biografia Derrida, de Benoît Peeters; e Stoner, de John Williams. Após sugerir as razões histórico-sociais por trás de certas semelhanças nas representações de professores universitários nesse contexto estadunidense, envolvendo segredos, escândalos e espetacularização, indicar-se-á de que modo essas obras se valem de estratégias discursivas complexas para promover a tomada de consciência acerca de um processo de self-fashioning [automodelamento], não apenas da perspectiva de seus personagens e narradores, mas também de seus próprios autores. Ao fim da exposição, aventa-se e problematiza-se a possibilidade de aproximação dessa noção de self-fashioning daquilo que parte da crítica literária contemporânea tem chamado de autoficção.

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Biografia do Autor

Rafael Guimarães Tavares da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professor de Literatura da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Aracati, com bacharelado em Grego Antigo e licenciatura em Português-Francês pela Faculdade de Letras (UFMG), além de mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (FALE-UFMG). Atualmente faz uma pesquisa de pós-doutorado sob a supervisão do Prof. Nabil Araújo (UERJ).

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Publicado

2024-12-25

Como Citar

SILVA, R. G. T. da. Heróis em campus de batalha: representações biográficas de professores universitários durante as Culture Wars . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1199, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1199. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/19323. Acesso em: 15 jan. 2025.