Entre biografemas e incidentes: histórias insólitas e sem fama de uma professora imaginária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p844-859

Palavras-chave:

Docência, Fantástico, Autoficção, Transcriação

Resumo

Este texto problematiza a identidade docente como algo fixo, propõe uma docência que tenha como modo de operar uma identidade fictícia a partir das noções de biografemas e incidentes apresentadas por Roland Barthes (2004a; 2004c). Essa problematização se dá na forma de uma autoficção, onde se abre espaço para uma transcriação, com Haroldo de Campos (2013) e Sandra Corazza (2013) do fazer docente, encontrando no fantástico de Julio Cortázar uma maneira de relatar a si, de modo que se possa borrar as fronteiras entre real e ficção. Trata-se da fantasia de escritura de uma professora em formação, de uma docência em movimento e que escreve para conhecer. Utiliza como artifício a história de uma professora imaginária que relata a si enquanto moradora de um bairro, ao modo de Gonçalo M. Tavares. O texto busca discutir a possibilidade de descentralizar, fragmentar e desconstruir o conceito de professor enquanto o de um ser uno, homogêneo e essencial. 

 

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Biografia do Autor

Eduarda Ritzel, UFRGS

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Máximo Daniel Lamela Adó, UFRGS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

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Publicado

2021-12-24

Como Citar

RITZEL, E.; ADÓ, M. D. L. Entre biografemas e incidentes: histórias insólitas e sem fama de uma professora imaginária: . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 844–859, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p844-859. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11209. Acesso em: 20 abr. 2024.