Entrelaces entre o projeto de vida e o acesso universitário de jovens de periferias
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p774-789Parole chiave:
Projetos de vida, Políticas de acesso universitário, Universidade para Todos, Jovens de periferias urbanasAbstract
Na contemporaneidade, por um lado, o mundo vive um momento extraordinário provocado pela pandemia do novo coronavírus, COVID-19. Por outro lado, no Brasil, o acesso à educação superior é complexo, principalmente para jovens oriundos de escolas públicas. Pautado no contexto de pandemia e nos seus possíveis efeitos para o projeto de vida de jovens de periferias, objetiva-se analisar os entrelaces entre a construção dos projetos de vida de jovens de periferias urbanas e a possibilidade de acesso à educação superior. Adotou-se o referencial teórico da Teoria da Modernidade Avançada, de Giddens, e metodológico de abordagem qualitativa. Realizada com dois jovens de periferias vinculados ao Projeto Universidade Para Todos e aprovados na Universidade Estadual de Feira de Santana, através de questionário e entrevista semidirigida. Os resultados foram analisados pelo método de Bardin e provocaram reflexões para a elaboração de políticas públicas configuradas em cultura de inclusão social e de orientação de práticas institucionais que possibilitem condições favoráveis à construção de projetos de vida desses jovens. Assim, permitiu pensar sobre a articulação entre a universidade pública, práticas de ensino e órgãos de governo, na formulação e/ou avaliação de políticas culturais para a juventude voltadas à democratização do acesso à educação superior.
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