História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p243-260

Parole chiave:

Educação Musical, História de vida, Desafios epistemológicos

Abstract

Este artigo foi elaborado no âmbito de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no ano de 2018 na Universidade Federal de Pelotas. A construção da História de Vida de Jusamara Souza com o campo da Educação Musical esteve pautada nas obras do filósofo Paul Ricouer, com destaque para as obras Tempo e Narrativa e o Si mesmo como um outro. Tomo como objeto de estudo compreender na história de vida profissional dessa pesquisadora que trajetórias são essas que levaram à sua visão de educação musical. Por acreditar e estar embasada nos pressupostos teóricos e metodológicos das Histórias de Vida e sua grande representatividade para a área de Educação, escolhemos a abordagem da História de Vida em diálogo com a epistemologia de Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Os episódios foram construídos com temas que emergiram das fontes orais e documentais dentro da tríplice mímese da aventura (auto)biográfica, que consiste em fazer da sua história de vida um modo de exprimir-se, socializar-se e avaliar-se formativamente com a área da Educação Musical. Acredito que ao trazer a trajetória profissional desta educadora musical brasileira, é possível dizer que, nas várias histórias da educação musical no Brasil, há um esforço no campo da educação musical na tentativa de compreender na história de vida profissional de educadores, professores e pesquisadores a percepção da própria historicidade da área e suas epistemologias.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Delmary Vasconcelos Abreu, Universidade de Brasília

Possui Doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Mestrado em Estudos de Linguagem pela UFMT (2006). Licenciatura em música pelo Centro Universitário Metodista (2010) e em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1998). Atua como docente nos cursos de licenciatura em música presencial e a distância e no programa de pós-graduação "Música em Contextos" da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: profissionalização da docência em música, narrativas de profissionalização em música, educação musical escolar, ensino a distância e canto popular.

Riferimenti bibliografici

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura do diálogo (auto)biográfico: narrativa de si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; CUNHA, Jorge Luiz da; VILAS-BÔAS, Lúcia (org.). Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológico. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 25-49.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A Aventura (Auto)Biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

ABREU, Delmary Vasconcelos. A construção da educação musical no Distrito Federal: histórias de vida na perspectiva epistêmico-metodológica. In: MIGNOT, Ana Chrystina; MORAES, Dislane Zerbinatti; MARTINS, Raimundo (org.). Atos de Biografar: narrativas digitais, história, literatura e artes na pesquisa (auto)biográfica. v. 2. São Paulo: Editora CRV, 2018. p. 313-335.

BASTIAN, Hans Gunther. A pesquisa (empírica) na educação musical à luz do pragmatismo. Revista Em Pauta, Porto Alegre/RS. v. 11, nº 16/17. abr./nov., 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/9379 Acessado em: 5 jul. 2019.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 2010.

BOZZETO, Adriana. O professor particular de piano em Porto Alegre: uma investigação sobre processos identitários na atuação profissional. 1999. 140f. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

CUNHA, Eliza da Silva. Compreender a Escola de Música como uma instituição: um estudo de caso em Porto Alegre-RS. 2009. 190f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação – Figuras do Indivíduo Projeto. Tradução e Revisão Científica Maria da Conceição Passeggi; João Gomes da Silva Neto; Luis Passeggi. 2. ed. Natal/RN, EDUFRN, 2014.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. set./dez., 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/02.pdf Acessado em: 05 jul. 2019.

DOMINICÉ, Pierre. L’histoire de vie comme processes de formation. Paris: L’Harmattan, 2000.

FERREIRA, Antonio Cezar. Ser professor de gaita-ponto no projeto Fábrica de Gaiteiros: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado profissional em Música) Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

GONÇALVES, Lilian Neves. Educação musical e sociabilidade: um estudo em espaços de ensinar/aprender em Uberlândia-MG, nas décadas de 1940-1960. 2007. 240f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

KRAEMER, Rudolph. Dimensões e Funções do Conhecimento Pedagógico-Musical. Revista Em Pauta, Porto Alegre/RS. v. 11, n. 16/17, p. 48-73, 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/9378 Acessado em: 5 jul. 2019.

OLIVEIRA, Alda. Relatório da associação brasileira de educação musical gestão das primeiras diretorias - 1991-1995. Revista da Abem, Londrina/PR, n. 2, nov.,2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/505. Acesso em: 08 mai. 2018.

OLIVEIRA, Alda e SOUZA, Jusamara. Pós-graduação em Educação Musical (resultados preliminares). Revista da Abem, v. 4, n. 4, 1997. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/486. Acesso em: 05 jul. 2019.

OLIVEIRA, Alda. O perfil de um curso de doutorado em música: educação musical. Revista Em Pauta, Porto Alegre, n. 11, p. 5-19, nov. 1995.

PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, mai/ago, 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/8697/6351. Acesso em: 05 jul. 2019.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 05 jul. 2019.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. A História da Educação Musical como campo científico: primeiros ecos de um processo de autonomização. In: MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga; ROCHA, Inês de Almeida. Ecos e Memórias: histórias de ensinos, aprendizagens e músicas. EDUFPI, 2019, p. 11-16.

PINEAU, Gaston. A tríplice aventura (auto)biográfica: a expressão, a socialização e a formação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria da Conceição (org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo I. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPURCS; Salvador: EDUNEB, 2012, p. 139-158.

PINEAU, Gaston. O Gaio saber do amor à vida. In: SOUZA, Elizeu, Clementino de e MIGNOT, Ana Chrystina (org). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro. Quartet: FAPERJ, 2009, p. 17-38.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa – o tempo narrado. Tomo 3. São Paulo: Editora WMF; Martins Fontes, 2010.

RICOEUR, Paul. Hermenêutica e Ideologias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

RICOEUR, Paul. Percurso do reconhecimento. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

SARAMAGO, José. Biografias. In: O caderno de Saramago, 22 de setembro de2008, Disponível em: http://caderno.josesaramago.org. Acesso em: 12 out. de 2017.

SOUZA, Jusamara. A história de vida de Jusamara Souza com a Educação Musical: desafios epistemológicos. Projeto de pesquisa pós-doutorado em Educação de Abreu, Entrevista narrativa, UFPel, 2018a.

SOUZA, Jusamara. Música em Pessoa, Rádio da UFRGS, Entrevista, 2018b.

SOUZA, Jusamara. Memorial Acadêmico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016.

SOUZA, Jusamara. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Música, 2000.

SOUZA, Jusamara. Contribuições teóricas e metodológicas da Sociologia para a pesquisa em Educação Musical. In: Encontro Anual da Abem, Londrina. Anais do 5º Simpósio Paranaense de Educação Musical, p. 11-39, 1996a.

SOUZA, Jusamara. O cotidiano como perspectiva para a aula de música. Fundamentos da Educação Musical, v. 3, p. 61-74, 1996b.

SOUZA, Jusamara. Aspectos metodológicos na formação didática do professor de instrumento. In: 3º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Anais. Londrina/PR, p. 43-60, 1994.

Pubblicato

2020-06-28

Come citare

ABREU, D. V. História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 243–260, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p243-260. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7409. Acesso em: 21 nov. 2024.