Musicobiografização: prática automedial em educação musical
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1133Palavras-chave:
Educação musical, Musicobiografização, Práticas musicais automediaisResumo
A questão norteadora deste trabalho foi guiada pelo tema práticas automediais em educação musical. O procedimento metodológico consiste em uma revisão narrativa. O conceito musicobiográfico fundamenta a metanálise de quatro pesquisas que oferecem uma materialidade de práticas pedagógico-musicais para desenvolver a noção de automedialidade, concebida no campo da pesquisa (auto)biográfica. Trago algumas compreensões a partir da ênfase dada sobre a materialidade do meio (medium) - sons, letras, motivos rítmicos, melódicos, harmônicos, voz cantada, instrumentos musicais e aparatos tecnológicos utilizados como mediação da subjetivação e socialização dos processos formativos com a música. Discuto o conceito de musicobiografização como uma aposta automedial, cuja ênfase recai sobre o sujeito que ao manipular esse material sonoro, se expressa, dá forma e atribui valor e sentido a sua (auto)formação mediante práticas musicais automediais.
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