Escrever para existir e resistir: narrativas de si de mulheres privadas de liberdade no jornal só isso!

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1166

Parole chiave:

Penitenciária, Mulheres, Escrita, Impressos, Resistências

Abstract

Utilizando como fonte de pesquisa o jornal Só Isso!, produzido por internas da Penitenciária Talavera Bruce, localizada na cidade do Rio de Janeiro, o presente trabalho busca trazer à tona parte da trajetória dessas mulheres por meio de suas escritas e contribuir para a reflexão acerca das vicissitudes do encarceramento feminino. Por meio dessas narrativas que nascem do encarceramento, apenadas resistem e expressam suas existências em um contexto desumanizador que busca apagar suas experiências e sentimentos. Tal impresso circulou entre os anos de 2004 e 2008, e se configurou como uma possibilidade de garantir trabalho para as internas e uma forma de desabafar, amenizar a solidão e relatar as dificuldades da vida no cárcere. Diante do exposto, trago para a discussão os temas de grande presença no jornal que dizem respeito à maternidade na prisão, às práticas religiosas, e à luta desses sujeitos por melhores condições de vida. O impresso Só Isso! representou um avanço no sentido de possibilitar que, a partir da escrita, essas mulheres fossem capazes de aliviar suas tensões, transmitir uma ideia de si, reinterpretar suas vidas na busca pela reconstrução de suas histórias, na medida em que refletiram sobre sua condição de apenadas e projetaram um futuro melhor para além dos muros e grades da prisão.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Daiane Tavares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora substituta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História. Doutora em educação pela UERJ, realizou doutorado sanduíche na Universidade de Alcalá, Espanha

Riferimenti bibliografici

BARBOSA, Inês. Aprendendo com os cadernos escolares: sujeitos, subjetividades e práticas sociais cotidianas na escola. In: MIGNOT, Ana Chrystina V. (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2008. p. 139-144.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Pedagogia da Escola Nova e usos do impresso: itinerário de uma investigação. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 87-104, 2005.

DIAS, Camila Caldeira Nunes. A igreja como refúgio e a Bíblia como esconderijo: religião e violência na prisão. São Paulo: Humanitas, 2008.

MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio; BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Tereza Santos (org.). Refúgios do eu: educação, história e escrita autobiográfica. Florianópolis: Editora Mulheres, 2000.

NÓVOA, Antonio. A imprensa de Educação e Ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, Denice; BASTOS, Maria Helena Camara. Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras Editora, 2002. p. 11-31

OLIVEIRA, Ana Arlinda de. Leitoras Aprisionadas: histórias de vida e leitura narradas na Penitenciária Feminina em Cuiabá - Mato Grosso. 2010. Pós-Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

SANTA RITA, Rosangela Peixoto. Mães e crianças atrás das grades: em questão o princípio da dignidade da pessoa humana. Brasília, DF: Ministério da Justiça, 2007.

SOARES, Bárbara Musumeci Soares; ILGENFRITZ, Iara. Prisioneiras: vida e violência atrás das grades. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

SÓ ISSO!: jornal da Penitenciária Talavera Bruce: Rio de Janeiro: ano 1, n. 1, maio 2004a.

SÓ ISSO!: jornal da Penitenciária Talavera Bruce: Rio de Janeiro: ano 1, n. 2, ago. 2004b

SÓ ISSO!: jornal da Penitenciária Talavera Bruce: Rio de Janeiro: ano 1, n. 4, dez. 2004c.

SÓ ISSO!: jornal da Penitenciária Talavera Bruce: Rio de Janeiro: ano 2, n. 6, maio 2005.

SÓ ISSO!: jornal da Penitenciária Talavera Bruce: Rio de Janeiro: ano 3, n. 8, jan. 2006a.

SÓ ISSO!: jornal da Penitenciária Talavera Bruce: Rio de Janeiro: ano 3, n. 9, maio 2006b.

SÓ ISSO!: jornal da Penitenciária Talavera Bruce: Rio de Janeiro: ano 3, n. 10, set. 2006c.

SÓ ISSO!: jornal da Penitenciária Talavera Bruce: Rio de Janeiro: ano 4, n. 2, ago. 2007.

SOUZA, Elizeu Clementino de; BALASSIANO, Ana Luiza Grillo; MILON OLIVEIRA, Anne Marie. Imagens e narrativas sobre (auto)biografias, resistência e empoderamento: diálogos iniciais. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; BALASSIANO, Ana Luiza Grillo; MILON OLIVEIRA, Anne Marie (org.). Escrita de Si, resistência e empoderamento. Curitiba: CRV, 2014. p.13-23.

VARELLA, Dráuzio. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Pubblicato

2024-06-28

Come citare

TAVARES, D. Escrever para existir e resistir: narrativas de si de mulheres privadas de liberdade no jornal só isso!. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1166, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1166. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20515. Acesso em: 17 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica