Encontros potentes produzidos pela investigação com histórias de vida
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p345-359Mots-clés :
História de vida, Pesquisa (auto)biográfica, Formação de professores.Résumé
Este artigo percorre pelas trilhas das histórias de vida como caminhos investigativos na formação profissional de professores. Por objetivo, trouxemos como proposição apresentar as vertentes metodológicas, matrizes da pesquisa, a partir das histórias de vida de professores e suas potentes indicações para pensar a formação docente. Para mostrar um cenário que aproxima as vivências dos professores das discussões da formação profissional, apontamos qualitativamente, o transcurso desde as primeiras investigações até seus desdobramentos e hoje, ao relatar como se inaugurou um novo fazer na pesquisa. Observamos que, somente após nos debruçarmos a compor a trajetória que estas pesquisas tomaram, é possível traçar indicações a encontrar suas tendências no campo por ele aberto. O seu conjunto traçou uma breve recomposição do início da pesquisa, que buscou conhecer as histórias de vidas dos professores e conta como hoje os pesquisadores já se arriscam em caminhos criativos para pensar a formação de professores pela voz que relata os fazeres docentes no percurso profissional.
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