Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p662-679

Mots-clés :

Percursos (auto)biográficos. Participação feminina na História da Educação Matemática. Colégio Técnico da UFMG. História Oral. Gênero.

Résumé

Este artigo focaliza o percurso (auto)biográfico da professora Tânia Lima Ayer de Noronha, docente de Matemática no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec-UFMG), no período de 1979 a 2002. Esse percurso é estudado a partir de uma investigação anterior que usou a metodologia da História Oral. A fonte principal do estudo é a entrevista da própria Tânia, mas também foram usados documentos escritos e depoimentos de outros entrevistados. Uma discussão sobre a História Oral, uma contextualização do Coltec e a motivação para o estudo são apresentadas, seguidas por destaques do trabalho da professora na escola. Buscou-se enfatizar a forte relação entre a atuação da professora e as características da instituição escolar focalizada, bem como considerar o papel desempenhado por Tânia, vinculando-o à repercussão de questões de gênero. O relacionamento com alunos e colegas e a postura de Tânia resultaram no estabelecimento de uma imagem feminina e maternal da professora. O texto é concluído com considerações sobre o percurso de Tânia, à luz da perspectiva de gênero, que estabelece um contraste entre a justificativa da caracterização de homens e mulheres a partir de diferenças sexuais e a construção socio-histórica da feminilidade e da masculinidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Kelly Maria de Campo Fornero Abreu de Lima Melillo, Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais

PDoutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Setor de Matemática do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Grupo de Pesquisa: História Oral e Educação Matemática (GHOEM). 

Maria Laura Magalhães Gomes, Departamento de Matemática e Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade do CNPq. Professora Titular do Departamento de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Grupo de Pesquisa: História Oral e Educação Matemática (GHOEM).

Références

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas, 2013.

ALMEIDA, Jane Soares de. A destinação das mulheres para educar meninos e meninas: como são construídos os paradoxos históricos. Educação e Linguagem, n. 18, p. 136-148, 2008.

CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira de; SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. História, memória e autobiografia na pesquisa educacional e na formação. In: CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira de.; SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 2000. p. 15-47.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O espaço escolar como objeto da história da educação: algumas reflexões. Revista da Faculdade de Educação [on-line], v. 24, n. 1, p. 141-159, 1998.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Manual de História Oral em Educação Matemática: outros usos outros abusos. Guarapuava: SBHMat, 2007.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. História oral em educação matemática: um panorama sobre pressupostos e exercícios de pesquisa. História Oral, v. 18, n. 2, p. 35-53, jul./dez. 2015.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, história e educação: construção e desconstrução. Educação e Realidade, v. 20, n. 2, p. 101-120, 1995.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, M. (Org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto/Ed. UNESP, 1997. p. 443-481.

LOURO, Guacira Lopes. Uma leitura da história da educação sob a perspectiva do gênero. Projeto História, n. 11, p. 31-46, 1994.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; RIBEIRO, Suzana. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011.

MELILLO, Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima. História de práticas de ensinar-aprender Matemática no Colégio Técnico da UFMG-Coltec (1969-1997). 2018. 706 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

MUNIZ, Nancy Campos. Relatos de memórias: a trajetória histórica de 25 anos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (1988-2003). São Paulo: Livraria da Física, 2013.

PASSARINHO no Colégio Técnico, entusiasmado. Diário da Tarde, 03 dez. 1970, p. 8.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. A escola e a memória. Bragança Paulista, SP: IFAN-CDAPH; Editora da Universidade São Francisco – EDUSF, 2000.

TROTTA, Fernando; IMENES, Luiz Márcio Pereira; JAKUBOVIC, José. Matemática aplicada. São Paulo: Moderna, 1980.

UFMG formará técnicos de laboratórios médicos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 nov. 1969. 1º Caderno: Mercado de Trabalho, p. 47.

VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, v. 17/18, p. 81-103, 2001/02.

VILLAS, Sara. Formas de sociabilidade entre alunos de uma escola de ensino médio/técnico. 2009. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.

Téléchargements

Publié-e

2019-06-20

Comment citer

MELILLO, K. M. de C. F. A. de L.; MAGALHÃES GOMES, M. L. Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 662–679, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p662-679. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5786. Acesso em: 23 nov. 2024.