Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p662-679Mots-clés :
Percursos (auto)biográficos. Participação feminina na História da Educação Matemática. Colégio Técnico da UFMG. História Oral. Gênero.Résumé
Este artigo focaliza o percurso (auto)biográfico da professora Tânia Lima Ayer de Noronha, docente de Matemática no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec-UFMG), no período de 1979 a 2002. Esse percurso é estudado a partir de uma investigação anterior que usou a metodologia da História Oral. A fonte principal do estudo é a entrevista da própria Tânia, mas também foram usados documentos escritos e depoimentos de outros entrevistados. Uma discussão sobre a História Oral, uma contextualização do Coltec e a motivação para o estudo são apresentadas, seguidas por destaques do trabalho da professora na escola. Buscou-se enfatizar a forte relação entre a atuação da professora e as características da instituição escolar focalizada, bem como considerar o papel desempenhado por Tânia, vinculando-o à repercussão de questões de gênero. O relacionamento com alunos e colegas e a postura de Tânia resultaram no estabelecimento de uma imagem feminina e maternal da professora. O texto é concluído com considerações sobre o percurso de Tânia, à luz da perspectiva de gênero, que estabelece um contraste entre a justificativa da caracterização de homens e mulheres a partir de diferenças sexuais e a construção socio-histórica da feminilidade e da masculinidade.
Téléchargements
Références
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas, 2013.
ALMEIDA, Jane Soares de. A destinação das mulheres para educar meninos e meninas: como são construídos os paradoxos históricos. Educação e Linguagem, n. 18, p. 136-148, 2008.
CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira de; SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. História, memória e autobiografia na pesquisa educacional e na formação. In: CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira de.; SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 2000. p. 15-47.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O espaço escolar como objeto da história da educação: algumas reflexões. Revista da Faculdade de Educação [on-line], v. 24, n. 1, p. 141-159, 1998.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Manual de História Oral em Educação Matemática: outros usos outros abusos. Guarapuava: SBHMat, 2007.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. História oral em educação matemática: um panorama sobre pressupostos e exercícios de pesquisa. História Oral, v. 18, n. 2, p. 35-53, jul./dez. 2015.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, história e educação: construção e desconstrução. Educação e Realidade, v. 20, n. 2, p. 101-120, 1995.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, M. (Org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto/Ed. UNESP, 1997. p. 443-481.
LOURO, Guacira Lopes. Uma leitura da história da educação sob a perspectiva do gênero. Projeto História, n. 11, p. 31-46, 1994.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom; RIBEIRO, Suzana. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011.
MELILLO, Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima. História de práticas de ensinar-aprender Matemática no Colégio Técnico da UFMG-Coltec (1969-1997). 2018. 706 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
MUNIZ, Nancy Campos. Relatos de memórias: a trajetória histórica de 25 anos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (1988-2003). São Paulo: Livraria da Física, 2013.
PASSARINHO no Colégio Técnico, entusiasmado. Diário da Tarde, 03 dez. 1970, p. 8.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. A escola e a memória. Bragança Paulista, SP: IFAN-CDAPH; Editora da Universidade São Francisco – EDUSF, 2000.
TROTTA, Fernando; IMENES, Luiz Márcio Pereira; JAKUBOVIC, José. Matemática aplicada. São Paulo: Moderna, 1980.
UFMG formará técnicos de laboratórios médicos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 nov. 1969. 1º Caderno: Mercado de Trabalho, p. 47.
VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, v. 17/18, p. 81-103, 2001/02.
VILLAS, Sara. Formas de sociabilidade entre alunos de uma escola de ensino médio/técnico. 2009. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.