Explorando o conceito de ideologia: uma tentativa de aproximação entre Hermenêutica de Profundidade e História Oral

Auteurs-es

  • Kátia Guerchi Gonzales Uniderp - Anhanguera
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica UNESP

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p141-160

Mots-clés :

Hermenêutica de Profundidade, História Oral, Educação Matemática, Ideologia

Résumé

A intenção desse texto é considerar as possibilidades e potencialidades de articular dois referenciais teórico-metodológicos específicos – a Hermenêutica de Profundidade (HP) e a História Oral (HO), focando particularmente o conceito de ideologia. A HP, que se volta à análise de formas simbólicas das mais variadas, tem sido mobilizada mais frequentemente em pesquisas relacionadas à análise de materiais escritos, como livros didáticos. Entretanto, o objetivo deste artigo é apresentar considerações sobre como – sob quais parâmetros – a HP poderia ser mobilizada para análise das textualizações/narrativas criadas segundo a metodologia da História Oral. Concluindo o texto, apresentamos um exercício da mobilização da HP, ressaltando o conceito de ideologia, realizado visando a atribuir sentido às Licenciaturas de Ciências – Habilitação em Matemática, ocorridas em regime parcelado no estado do Mato Grosso do Sul.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. de. História: a arte de inventar o passado – ensaios de teoria da história. Bauru: Edusc, 2007.

ANDRADE, M. M. Ensaios sobre o ensino em geral e o de matemática em particular, de Lacroix: análise de uma forma simbólica à luz do referencial metodológico da hermenêutica de profundidade. 2012. 281 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro, 2012.

ANDRADE, M. M; OLIVEIRA, F. D. Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade na Educação Matemática: reflexões teóricas. In: GARNICA, A. V. M; SALANDIM, M. E. M. Livros, leis, leituras e leitores: exercícios de interpretação para a história da educação matemática. Curitiba: Appris, 2014. p. 17-41.

BAGIO, V. A. Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática: um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos. 2014. 350 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

BITTAR, M. Mato Grosso do Sul, a construção de um estado: regionalismo e divisionismo no sul de Mato Grosso. Campo Grande: Editora UFMS, 2009.

BOLÍVAR, A.; DOMINGOS, J.; FERNÁNDEZ, M. La investigacion biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. Madrid: Muralla S.A., 2001.

CARDOSO, V. C. A cigarra e a formiga: uma reflexão sobre a educação matemática brasileira da primeira década do século XXI. 2009. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, 2009.

GARNICA, A. V. M.; SOUZA, L. A. D. Elementos de história da educação matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital).

GARNICA, A. V. M. Uma agenda para a história da educação matemática no Brasil? Revista de História da Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 104-127 2015.

GENETTE, G. Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

GOMES, M. L. M. Escrita autobiográfica e história da educação matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 26, n. 42, p. 105-138, abr. 2012.

GONZALES, K G. Formar professores que ensinam matemática: uma história do movimento das licenciaturas parceladas no Mato Grosso do Sul. 2017. 534 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista – Unesp, Bauru, 2017.

OLIVEIRA, F. D. Análise de textos didáticos: três estudos. 2008. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) –Instituto de Geociências e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro, 2008.

OLIVEIRA, F. D.; ANDRADE, M. M.; SILVA, T. T. P. A hermenêutica de profundidade: possibilidades em educação matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 1, p. 119-142, 2013.

PINTO, T. P. Produção de histórias na educação matemática: um exercício com os Projetos Minerva mobilizando texto ficcional e fotografias compósitas. Perspectivas da Educação Matemática, [s. l.], v. 8, número temático, p. 862-881, 2015.

ROLKOUSKI, E. Vida de professores de matemática: (im)possibilidades de leitura. 2006.298 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro, 2006.

SILVA, C. R. M. da. Uma, nove ou dez narrativas sobre as licenciaturas em Ciências e Matemática em Mato Grosso do Sul. 2015. 389 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro, 2015.

SILVA, T. T. P. Matrizes e suas cercanias: um estudo histórico a partir de livros didáticos de matemática. Relatório de Iniciação Científica – Departamento de Matemática, Universidade Estadual Paulista – Unesp, Bauru, 2010.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Fontes Orais

FREITAS, José Luiz Magalhães de. [setembro, 2016]. 21 de setembro de 2016.

NONATO, Antonio Enes. [novembro, 2013]. Corumbá, MS. 04 de novembro de 2013.

OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento. [setembro, 2016]. Campo Grande, MS. 24 de setembro de 2016.

PAIS, Luiz Carlos. [fevereiro, 2015]. Campo Grande, MS. 21 de fevereiro de 2015.

SÁ, Antonio Lino Rodrigues de. [março, 2015]. Campo Grande, MS. 06 de março de 2015.

SOUZA, Celso Correia de. [fevereiro, 2015]. Campo Grande, MS. 22 de fevereiro de 2015.

SOUZA, Sidnei Azevedo de. [abril, 2016]. Dourados, MS. 08 de abril de 2016.

TERRA, Edmir Ribeiro. [abril, 2016]. Dourados, MS. 14 de abril de 2016.

Téléchargements

Publié-e

2019-04-19

Comment citer

GONZALES, K. G.; GARNICA, A. V. M. Explorando o conceito de ideologia: uma tentativa de aproximação entre Hermenêutica de Profundidade e História Oral. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 141–160, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p141-160. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5632. Acesso em: 21 nov. 2024.