Narrar o cotidiano escolar: espaço vivido e currículos praticados

Auteurs-es

  • Silvia Letícia Costa Pereira Correia Universidade do Estado da Bahia
  • Natanael Reis Bomfim Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p1029-1045

Mots-clés :

Representações Sociais, Espaço Vivido, Currículo, Cotidiano.

Résumé

Este artigo tem por objetivo compreender como são produzidos os currículos no cotidiano escolar, a partir do conteúdo das representações sociais do espaço vivido, construídas por alunos do 5º ano de escolarização, de uma escola da rede municipal de ensino de Salvador/BA. Para tanto, utilizamos aportes teórico-metodológicos capazes de articular os conceitos de práticas cotidianas, espaço vivido e currículo. Os resultados apontam para contribuições, pedagógicas, epistemológicas e políticas, ao destacar as vicissitudes do processo educativo e a possibilidade de promoção e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental I.

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Silvia Letícia Costa Pereira Correia, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação, pela Universidade do Estado da Bahia (GESTEC/UNEB). Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade – GIPRES. Pedagoga, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora e Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA

Natanael Reis Bomfim, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutorado em Geografia, pelo Instituto de Pesquisa em Turismo e Mobilidade Urbana, Universidade de Paris I, Sorbonne. PHD em Educação pela Université du Québec à Montréal. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB) e credenciado no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação – GESTEC. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade – GIPRES.

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Publié-e

2018-12-20

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CORREIA, S. L. C. P.; BOMFIM, N. R. Narrar o cotidiano escolar: espaço vivido e currículos praticados. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 1029–1045, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p1029-1045. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5591. Acesso em: 17 juill. 2024.