Entrelaces entre o projeto de vida e o acesso universitário de jovens de periferias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p774-789

Palavras-chave:

Projetos de vida, Políticas de acesso universitário, Universidade para Todos, Jovens de periferias urbanas

Resumo

Na contemporaneidade, por um lado, o mundo vive um momento extraordinário provocado pela pandemia do novo coronavírus, COVID-19. Por outro lado, no Brasil, o acesso à educação superior é complexo, principalmente para jovens oriundos de escolas públicas. Pautado no contexto de pandemia e nos seus possíveis efeitos para o projeto de vida de jovens de periferias, objetiva-se analisar os entrelaces entre a construção dos projetos de vida de jovens de periferias urbanas e a possibilidade de acesso à educação superior. Adotou-se o referencial teórico da Teoria da Modernidade Avançada, de Giddens, e metodológico de abordagem qualitativa. Realizada com dois jovens de periferias vinculados ao Projeto Universidade Para Todos e aprovados na Universidade Estadual de Feira de Santana, através de questionário e entrevista semidirigida. Os resultados foram analisados pelo método de Bardin e provocaram reflexões para a elaboração de políticas públicas configuradas em cultura de inclusão social e de orientação de práticas institucionais que possibilitem condições favoráveis à construção de projetos de vida desses jovens. Assim, permitiu pensar sobre a articulação entre a universidade pública, práticas de ensino e órgãos de governo, na formulação e/ou avaliação de políticas culturais para a juventude voltadas à democratização do acesso à educação superior.

 

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Biografia do Autor

Natanael Reis Bomfim, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (Gipres).

Nayana Sepúlveda Suzart, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em educação no Programa de Pós-graduaçãomem Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora substituta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (Gipres).

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Publicado

2021-09-07

Como Citar

BOMFIM, N. R. .; SUZART, N. S. . Entrelaces entre o projeto de vida e o acesso universitário de jovens de periferias. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 774–789, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p774-789. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9710. Acesso em: 28 mar. 2024.