Entrelaces entre o projeto de vida e o acesso universitário de jovens de periferias
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p774-789Palavras-chave:
Projetos de vida, Políticas de acesso universitário, Universidade para Todos, Jovens de periferias urbanasResumo
Na contemporaneidade, por um lado, o mundo vive um momento extraordinário provocado pela pandemia do novo coronavírus, COVID-19. Por outro lado, no Brasil, o acesso à educação superior é complexo, principalmente para jovens oriundos de escolas públicas. Pautado no contexto de pandemia e nos seus possíveis efeitos para o projeto de vida de jovens de periferias, objetiva-se analisar os entrelaces entre a construção dos projetos de vida de jovens de periferias urbanas e a possibilidade de acesso à educação superior. Adotou-se o referencial teórico da Teoria da Modernidade Avançada, de Giddens, e metodológico de abordagem qualitativa. Realizada com dois jovens de periferias vinculados ao Projeto Universidade Para Todos e aprovados na Universidade Estadual de Feira de Santana, através de questionário e entrevista semidirigida. Os resultados foram analisados pelo método de Bardin e provocaram reflexões para a elaboração de políticas públicas configuradas em cultura de inclusão social e de orientação de práticas institucionais que possibilitem condições favoráveis à construção de projetos de vida desses jovens. Assim, permitiu pensar sobre a articulação entre a universidade pública, práticas de ensino e órgãos de governo, na formulação e/ou avaliação de políticas culturais para a juventude voltadas à democratização do acesso à educação superior.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria. E. G. G.; MAGALHAES, Andreia S. Escolha profissional na contemporaneidade: projeto individual e projeto familiar. Brasileira orientação Profissional, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 205-214, 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902011000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 ago. 2021.
ALVARENGA, Maria. F et alli. Desafios do ensino superior para estudantes de escola pública: um estudo na UFLA. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 1, p. 55-71, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11407. Acesso em: 27 ago. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BOMFIM, Natanael. R. E GARRIDO, Walter., V. Pesquisa solidária e colaborativa em educação. Educação em Debate, Fortaleza, ano 41, nº 78 - jan./abr. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24882/eemd.v41i78.834. Acesso em: 27 ago. 2021.
CASTRO-DE-ARAUJO, Luiz. F. S.; MACHADO, Daiane. B. Impact of COVID-19 on mental health in a Low and Middle-Income Country. Ciências Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2457-2460, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10932020. Acesso em: 27 ago. 2021.
CATÃO, Maria F. O que as pessoas pensam da vida e o que desejam nela realizar? In: KRUTTZEN, S; VIEIRA (Orgs.). Psicologia social, clínica e saúde mental. João Pessoa: Ed. Universitária, 2007. p. 75-94.
CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 2019.
D’AVILA, Geruza. T.; VERIGUINE, Nadia. R., Basso, C.; SOARES, Dulce. H. P. Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular. Revista Psicologia e Sociedade, v.23, n.2, p. 350-358, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000200016. Acesso em: 27 ago. 2021.
GOTTI, Alessandra. Os desafios da Educação brasileira em 2019: linhas e cores. Revista Nova Escola. 2019, p. 1-3. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15432/os-desafios-da-educacao-brasileira-em-2019-linhas-e-cores. Acesso em: 23 jul. 2020.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biographie et Éducation: figures de l’individuprojet. Paris: Anthropos, 2001.
GLASER, B.; STRAUSS. A. L. The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. Chicago: Aldine. 1967.
GIDDENS, Antonio. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
(INEP) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2017 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.
MITRULIS, Eleny.; PENIN, Sônia. Pré-vestibulares alternativos: da igualdade à equidade. Revista Caderno de Pesquisa. v. 36, n. 128, p. 269-298, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742006000200002. Acesso em: 27 ago. 2021.
OLIVEIRA, Wanderson Kleber de; DUARTE, Elisete; FRANCA, Giovanny Vinícius Araújo de; GARCIA, Leila Posenato. Como o Brasil pode deter o COVID 19. Revista Epidemiológica Serviço em Saúde, v. 29, n.2, e2020044, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200023. Acesso em: 27 ago. 2021.
PEREIRA, Thiago., GOMES, Tatiane. A extensão universitária em debate: o curso pré-universitário como espaço de educação popular. Revista Espaço Pedagógico. V. 25, N. 3, p. 665-684, 2018. Disponível em: www.upf.br/seer/index.php/rep. Acesso em: 10 set. 2020.
SCHNEIDER, Alexandre; SANTOS, Alexsandro; COSTIN, Cláudia; TEIXEIRA, Raquel; BONFIM, Washington. Todos Pela Educação: O retorno das aulas presenciais no contexto de pandemia da Covid-19. Nota Técnica – maio 2020.
SOUZA, Elizeu Clementino de & ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.) Tempos, Narrativas e Ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006.
SOUZA, Elizeu Clementino. (Auto)Biografia, identidades e alteridade: modos de narração, escritas de si e práticas de formação Na Pós-Graduação. Revista Fórum e identidades. Ano 2, Volume 4 – p. 37-50 – jul-dez de 2008. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/issue/view/178. Acesso em: 10 set. 2020.
SOUZA, Elizeu Clementino (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006.
SOUZA, Elizeu Clementino. A arte de contar e trocar experiências: Reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão. Natal, RN: EDUFRN, vol. 25, n. 11, p. 22-39. jan/abr. 2006a. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8285. Acesso em: 10 set. 2020.
SUZART, Nayana, S.; OLIVEIRA, Aretusa, L. E.; ALVES, Clayton, Q. A monitoria no projeto universidade para todos - UEFS: aspectos motivacionais. In: XII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão, V. 12, N. 01. Anais eletrônico. São Cristóvão: UFS, 2018, P.1-12.
SUZART, S., Nayana.; OLIVEIRA, L., E., Aretusa.; SOBRAL, C., Louise. Avaliação de desempenho dos cursistas integrantes do Projeto Universidade Para Todos – UEFS. In: XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. v.11, n.1. São Cristovão. Anais eletrônico. São Cristovão: UFS, 2017, p.1-8.
UNESCO. Policy Paper 38: Education as healing: Addressing the trauma of displacement through social and emotional learning. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367812. Acesso em: 12 jul. 2020.