Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767Mots-clés :
Prática Docente Exitosa, Educação Profissional, Saber Técnico, Saber Pedagógico.Résumé
O texto estrutura-se a partir das narrativas de professores com formação em Agronomia e Medicina Veterinária, em efetivo exercício da docência, no Curso Técnico em Agropecuária, um dos cursos do Colégio investigado identificado com práticas exitosas. O objetivo é analisar os saberes técnico e pedagógico dos professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão da prática docente exitosa na educação profissional. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa. Os dados empíricos foram organizados em categorias, com base em Bardin (2011), e analisados à luz da análise do discurso, segundo Orlandi (2012; 2015). Os resultados revelam que a prática docente exitosa, no contexto semântico da Educação Profissional, se desenvolve em espaço favorável com instrumentos diversificados, propiciando a interação teórico-prática e despertando o interesse e a participação dos estudantes. Conclui-se que a prática aliada à teoria contribui para a realização de atividades docentes exitosas e consequentemente para a permanência e a aprendizagem dos estudantes.
Téléchargements
Références
AZEREDO, Genival Alves de. Escolas técnicas vinculadas às universidades federais: uma breve história. In: MOLL, Jaqueline. (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 207-219.
AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 35- 60.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. p. 89-108.
BRANCO, Julinete Vieira Castelo. Entre trilhas e veredas. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2010.
BRASIL. Ministério de Estado da Agricultura, Indústria e Comércio. Diário Oficial da União - Seção 1 - 25/7/1918, Página 9728. (Publicação Original)
______. Ministério da Educação. Relatório Geral 1982 da COAGRI. Brasília, DF: MEC, 1982.
______. Ministério da Educação. (Re)significação do Ensino Agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Documento Final, Brasília-DF, abril de 2009.
______. Documento Orientador para superação da evasão e retenção na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Brasília, DF: MEC, SETEC 2014. Disponível em: <http://www.ifto.edu.br/portal/docs/proen/doc_orientador_evasao_retencao_setec.pdf>.Acesso em: 16 mai. 2016.
CARDOSO, Aliana Anghinoni; PINO, Mauro Augusto Burkert Del; DORNELES, Caroline Lacerda. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauthier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, ANPEd SUL – A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/668/556>. Acesso em: 02 abr. 2016.
CUNHA, Maria Isabel da. Ensino com pesquisa: a prática do professor universitário. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 97, p. 31-46, 1996.
DEWES, João Osvaldo. Amostragem em bola de neve e respondent-drivensampling: uma descrição dos métodos. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel em Estatística) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. Cadernos de Pedagogia Universitária 10. São Paulo: Universidade de São Paulo; Pró-Reitoria de Graduação, setembro de 2009.
FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2008.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2006.
GONÇALVES, Harryson Júnior Lessa. Das escolas de aprendizes artífices à Reforma Capanema. Revista Iluminart, ano V, n. 10, p. 25-41, jun. 2013.
HAAS, Celia Maria et al. O sentido do diálogo na prática educativa In: PETEROSSI, Helena Gemignani; MENESES, João Gualberto de Carvalho. (Coords.). Revisitando o saber e o fazer docente. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. p. 17-42.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas, SP: Pontes
Editores, 2015.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SOBRAL, Francisco José M. Retrospectiva histórica do ensino agrícola no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, MEC, SETEC, v. 2, n. 2, p. 79-95, nov. 2009.
TARDIF, Maurice, Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2002.
VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro do. A aprendizagem na educação de crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.