REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDE

Auteurs-es

  • Helena Fraga-Maia
  • Ana Sueli Teixeira Pinho
  • Fernanda Warken Rosa Camelier

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p603-617

Mots-clés :

Redes de aprendizagem, (Auto)biografia, PET-Saúde, Educação em Saúde

Résumé

O objetivo deste artigo foi apreender as representações de estudantes e preceptores sobre os processos de aprendizagem decorrentes das relações estabelecidas no desenvolvimento do PET-Saúde “Doutores Mirins”. A metodologia adotada foi a narrativa (auto)biográfica e a técnica de pesquisa selecionada foi a entrevista narrativa. As narrativas dos estudantes revelaram que o PET-Saúde contribuiu para a construção de sentidos do fazer profissional e do percurso de formação, na interação com colegas de áreas diferentes, potencializando as redes de aprendizagem, à medida que os conhecimentos de um influenciavam os conhecimentos dos outros e amplificavam a compreensão dos cuidados em saúde de modo integrado. Já na perspectiva dos preceptores, as redes de aprendizagem, construídas pelos diferentes sujeitos, favoreceram a produção de novos significados em torno da atenção básica, sendo esses suscitados pela articulação entre teoria e prática. Durante o projeto, estudantes e preceptores revezaram o lugar de ensinar e de aprender. Ao tecer as redes de aprendizagem, os sentimentos de isolamento e receio da crítica deram lugar ao aumento da autoconfiança, à elevação da autoestima e à integração no grupo, fortalecendo o sentimento de solidariedade e respeito mútuo.

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Publié-e

2016-12-13

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FRAGA-MAIA, H.; PINHO, A. S. T.; CAMELIER, F. W. R. REDES DE APRENDIZAGEM: HISTÓRIAS CRUZADAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRECEPTORES DA ÁREA DA SAÚDE. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 603–617, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p603-617. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3009. Acesso em: 21 nov. 2024.