Navegar é preciso! Sobreviver é urgente! Metáforas de vida e de educação.

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1107

Mots-clés :

Narrativas autobiográficas, Ensino Remoto emergencial, Docência Universitária

Résumé

Nesta narrativa autobiográfica são relatadas e analisadas vivências singulares de uma professora universitária durante o Ensino Remoto, concebido como alternativa emergencial frente à pandemia do Coronavírus para que as atividades formativas tivessem continuidade. A partir de um olhar crítico para a inserção de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior, a autora descreve sua participação em alguns dos momentos decisórios institucionais sobre o modo como as aulas teriam continuidade. Além disso, a autora, ao narrar suas memórias e práticas, apresenta sua vivência docente durante o período de adaptação do ensino presencial ao remoto, valendo-se de dados de pesquisa em ensino, por ela desenvolvida, para analisar os dilemas vivenciados durante a disciplina virtual e as avaliações dos estudantes sobre a experiência dessa formação não presencial. Assim, analisa que pensar criticamente a técnica e nossa relação com ela é fundamental para que possamos rever nossas práticas pedagógicas no retorno às aulas presenciais, de modo a explorar as múltiplas possibilidades didáticas de integração das tecnologias contemporâneas nas salas de aula universitárias de forma crítica e coletiva.

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Biographie de l'auteur-e

Bethania Medeiros Geremias, Universidade Federal de Viçosa

Doutora e mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou Doutorado Sanduíche, pelo Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no laboratório CommunIcations MEdiations, Organisations Savoirs (Cimeos) da Université de Dijon-França. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publié-e

2023-04-28

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GEREMIAS, B. M. Navegar é preciso! Sobreviver é urgente! Metáforas de vida e de educação. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1107, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1107. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14836. Acesso em: 23 nov. 2024.