Memórias de professoras: tecendo ‘cineconversas’ com o incrível exército de brancaleone

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1577-1594

Keywords:

Memórias de professoras, ‘Cineconversas’, Cotidianos escolares, Redes educativas

Abstract

Ao tecer ‘cineconversas’, com O incrível exército de Brancaleone, três professoras ‘atualizam’ o filme que traz, de forma satírica, entre outros temas, a peste ‘negra’, na Europa. As ‘artes dos fracos’ e as ‘táticas do fazer crer’, questões pertinentes ao artigo e presentes na obra de Certeau, interessam às pesquisadoras que conversam através de experiências com o filme escolhido em função do paralelo com a Pandemia de 2020. As conversas com imagens e sons são problematizadas, a partir das ideias de Deleuze sobre cinema. O artigo possui três momentos: o primeiro traz lembranças de uma jovem (futura professora), que relembra o impacto causado pelo filme em sua estreia, em 1967, no Rio de Janeiro. A partir daí, são as reminiscências de uma professora, que usa o mesmo filme em projetos de Cinema e História, por volta dos anos 2000, que dão o tom à narrativa. Finalmente, uma terceira professora que não conhecia o filme, se propõe a assisti-lo e a pesquisar na internet matérias de divulgação e críticas, evidenciando uma prática de leitura cada vez mais frequente em nossos dias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rebeca Silva Brandão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (UERJ/PCRJ-SME).

Doutora e Mestre em Educação (ProPEd / UERJ), Pedagoga (UERJ, 2010), professora da rede de ensino do município do Rio de Janeiro, mediadora do CEDERJ / UERJ. Membro do GRPesq "Redes educativas, currículos, imagens e sons", coordenado pela Profª Nilda Alves.

Rosa Helena Mendonça, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação pelo ProPEd/UERJ. Atuou como professora na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e na Universidade Estácio de Sá. Coordenou a equipe pedagógica da TV Escola (MEC). Integra o Grupo de Pesquisa ‘Currículos, redes educativas e imagens’ (ProPEd/UERJ), como bolsista PNPD/CAPES-FAPERJ, em estágio pós-doutoral. Tem experiência nas áreas de cotidianos, linguagens e currículos, com ênfase nas relações televisão e educação e cinema e educação.

Rossana Papini, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/ Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando no INFES (Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior), junto ao Departamento de Ciências Humanas (PCH). Integra o GRPesq Currículos, redes educativas, imagens e sons (ProPEd/UERJ). Tem experiência nas áreas de Educação Popular e Educação do Campo, Currículo e ensino de História, História Oral, Etnografia e Educação, Histórias de Vida de Professores (memórias, narrativas), Cotidianos e Culturas Escolares, Pesquisa (Auto) Biográfica, Cinema e Educação.

References

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In. OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

ALVES, Nilda; FERRAÇO, Carlos Eduardo. Conversas em redes e pesquisas com os cotidianos. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael; SAMPAIO, Carmen Sanches (orgs). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

____________; ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas conversas acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; PEIXOTO, Leonardo Ferreira e SÜSSEKIND, Maria Luiza (orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CVR, 2019.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

BRANDÃO, Vera M. A. T. Labirintos da memória: quem sou eu? São Paulo: Paulus, 2008.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

____________. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer – 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo (Cinema 2). São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento (Cinema 1). São Paulo: Brasiliense, 1985.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Os personagens conceituais. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992, p. 75-102.

____________; ____________. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. V.1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.

MORAIS, Edenilson. O incrível exército de Brancaleone – Uma sátira da cavalaria medieval europeia. Disponível em: http://mestresdahistoria.blogspot.com/2009/09/o-incrivel-exercito-de-brancaleone-uma.html. Acesso em: 20 Jul. 2020.

O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE. Filme dirigido por: Mario Monicelli. Com: Vittorio Gassman, Catherine SpaakFolco Lulli, Gian Maria Volonté. Itália, 1967, colorido, 124 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lCzH0LMRs98. Acesso em 20 jul. 2020. (Filme).

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: Carlos Eduardo Ferraço e Janete Magalhães Carvalho (Org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. 1. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2012, p. 47-70.

PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Orgs.). Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

SOUZA, Elizeu Clementino; RIBEIRO, Neurilene Martins. As cartas e as histórias de vida: dilemas e aprendizagens da docência em língua portuguesa. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa (Org.). Narrativa: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010.

WILDER, Laura Ingalls. A casa na floresta. Rio de Janeiro: Editora Record, 1963.

_______. Às margens da lagoa prateada. Rio de Janeiro: Editora Record, 1963.

Published

2020-12-29

How to Cite

SILVA BRANDÃO, R.; MENDONÇA, R. H.; PAPINI, R. Memórias de professoras: tecendo ‘cineconversas’ com o incrível exército de brancaleone. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1577–1594, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1577-1594. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9194. Acesso em: 19 may. 2024.