O biograma como referencial teórico-metodológico para construção de trajetória de vida-científica na educação musical

Autores

  • Raimundo Vagner Leite de Oliveira UnB

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1765-1785

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Musical, Trajetória de vida-científica, Biograma

Resumo

O presente texto é uma síntese de uma pesquisa concluída de mestrado cuja temática incidiu sobre trajetória de vida-científica de pesquisadores da área da Educação Musical. Os pressupostos teóricos foram embasados em conceitos de trajetórias de vida. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com base na pesquisa documental cuja fonte incidiu sobre o Currículo Lattes usado para preencher o Biograma. O foco deste texto é apresentar como o Biograma foi utilizado como referencial teórico-metodológico. Os dados aqui apresentados são excertos desse foco. A trajetória de vida-científica é o recorte de uma vida inteira que faz referência à atuação no campo da Educação Musical. Os resultados revelam que o Biograma é um tipo de instrumentalizar metodologicamente. É teórico por trazer o conceito de Biograma para o campo da Educação Musical e metodológico por ser o instrumento usado para a construção das trajetórias de vida-científica. É um modo de dar vida ao Currículo Lattes e visibilidade às trajetórias de vida-científicas pela valoração – resultado da interpretação. Conclui-se que ao analisar os registros no Biograma foi possível representar, por sua unidade e coerência, a trajetória de vida-científica como um encadeamento que enreda uma história de vida com a Educação Musical.

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Biografia do Autor

Raimundo Vagner Leite de Oliveira, UnB

Departamento de Música

Programa de Pós-Graduação em Música

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

OLIVEIRA, R. V. L. de. O biograma como referencial teórico-metodológico para construção de trajetória de vida-científica na educação musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1765–1785, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1765-1785. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8499. Acesso em: 28 mar. 2024.