Formação continuada de professores de educação física no programa de residência docente
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1768-1799Palabras clave:
Programa de Residência Docente, Formação de professores, Educação FísicaResumen
A pesquisa tem como objetivo analisar o conhecimento profissional estabelecido entre professores experientes e iniciantes no Programa de Residência Docente (PRD) do Colégio Pedro II. As pesquisas apontam que o início da carreira apresenta dilemas e dificuldades para o professor iniciante, o mesmo encontra-se inseguro, ansioso e carregado por inúmeras informações que lhes são apresentadas na formação inicial. A literatura investigada destaca a necessidade de políticas que colaborem com essa entrada na carreira, na perspectiva de apoiar a permanência do professor no campo profissional, deste modo, para orientar nossa investigação, apostamos na história oral de vida articulada à história oral temática, com entrevista e textualização no formato de narrativa. Estas revelam que um dos espaços propícios para a associação do conhecimento profissional aconteceram no reconhecimento do exercício do trabalho e nas circunstâncias vivenciadas nas distintas realidades, condições estruturais, sociais e econômicas. Estas ao serem dialogadas com professores experientes criam dispositivos de reflexão e análise colaborando para uma formação mais aprofundada
Descargas
Citas
ANDRÉ, M. A jovem pesquisa educacional brasileira. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 11-23, set./dez., 2006.
CANDAU, V. M. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: ______. Magistério: construção cotidiana. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
CAVACO, M. H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, António (coord.). Profissão Professor. Porto/Portugal: Porto Editora, p. 155-191. 1995
DAY, C. Os professores enquanto investigadores. In: DAY, C. Desenvolvimento profissional de Professores. Lisboa: Editora Porto, p. 47-84. 2001.
GARCIA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GATTI, B. A. O início da carreira docente: formas de entrada, primeiras experiências profissionais e políticas educacionais. Anais do III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Santiago do Chile. n.p. 2012. CD-ROM.
GIORDAN, M. Z. e HOBOLD, M.S. A escola como espaço de formação de professores iniciantes. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p.7-25, Set./Dez. 2016.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. São Paulo: Porto Editora, 1995.
MARCELO, G. C., & VAILLANT, D. Desarrollo profesional docente: cómo se aprende a enseñar? Madrid, ES: Narcea, S.A. de Ediciones. 2012.
MARIANO, A. L. S. A construção do início da docência: um olhar a partir das produções da ANPEd e do ENDIPE. Dissertação de Mestrado em Educação. Departamento de Educação, UFSCAR, São Carlos, 2006.
NONO, M. A. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011.
NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
_________. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES. Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012.
REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P.; MIZUKAMI, M.G. N. Programa de mentoria on-line: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes. Educação e Pesquisa. São Paulo. v. 34. n. 1, p. 77-95. jan./abr. 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M.; RAYMOND, D.; Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302000000400013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 16 de janeiro de 2018.