Espetáculo LGBTIQ Sofia -35: autobiografia e questões de gênero dentro e fora da cena

Autores/as

  • Cleilson Queiroz Lopes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p590-610

Palabras clave:

Teatro autobiográfico, Dramaturgia, Gênero

Resumen

Neste artigo de pesquisa autobiográfica, ocupo o lugar de artista-pesquisador. Como principal objetivo, desejo analisar a criação dramatúrgica do espetáculo LGBTIQ Sofia -35, monólogo em que eu, enquanto ator e dramaturgo homossexual, me descontruo e reconstruo durante a peça, na tentativa de peceber como realidade e ficção se relacionam na construção da personagem Sofia. A partir das discussões contemporâneas sobre gênero, abordo questões como migração, saúde pública, educação e direitos da comunidade LGBTIQ. Utilizo a metodologia de livre expressão, amparada pela pesquisa bibliográfica e narrativas pessoais que fazem parte deste percurso, onde descrevo, analiso e reflito. Como resultado, percebi que a narrativa autobiográfica e LGBTIQ do espetáculo Sofia -35 consegue ajudar a desmontar os discursos dominantes heteronormativos através da arte, tensionando também a ilusão da realidade que coube ao espaço teatral até a primeira metade do século XX. As questões LGBTIQ, retratadas a partir da estética teatral autobiográfica, possibilitam ao espectador a reelaboração de realidades possíveis e mais justas, a partir do teatro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleilson Queiroz Lopes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Licenciado em Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ator e dramaturgo. 

Citas

ARAÚJO, Antonio. A gênese da vertigem: o processo de criação de o paraíso perdido. São Paulo: Perspectiva; Fapesp, 2011.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução Teixeira Coelho. 3ª edição São Paulo. Martins Fontes, 2006.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CAPUCHO, Ana Maria Carvalho; VIOLA, Ana Maria de. Direitos humanos: questões atuais sobre a violência contra LGBTTT (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). São Paulo: Ed. Unisal, 2014.

CARREIRA, André; BULHÕES, Ana. Entre mostrar e vivenciar: cenas do teatro do real. Sala Preta – PPGAC, p. 33-44, 2013.

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs (Capitalismo e Esquizofrenia). v. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.

KINASI, Fernando. O gosto pelo real no teatro contemporâneo. Sala Preta – PPGAC, p. 144-154, 2013.

KULICK, Don. Travesti: prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.

LIMA, Wlad. Dramaturgia pessoal do ator. Belém: Grupo Cuíra, 2005.

LOPES, Cleilson Queiroz. Sofia -35. Dramaturgia. 2014. Manuscrito inédito.

NEWTON, Esther. Mother camp: female impersonators in America. Chicago; London: The University of Chicago Press, 1972.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2012.

ROCHA, Fábio. GGB divulga número de assassinatos de Gays no ano de 2012. Disponível em: <http://www.doistercos.com.br/ggb-divulga-numero-de-assassinatos-de-gay-no-ano-de-2012/>. Acesso em: 26 abr. 2016.

SANTOS, Márcia Cristina Brasil. Quando a escola é um inferno: refletindo sobre acesso e permanência na escola numa perspectiva da diversidade de gênero. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES, 3., 2013, Salvador. Anais... Salvador: Grupo Enlace, 2013. p. 1-11.

SOERENSEN, Claudiana. A carnavalização e o riso segundo Mikhail Bakhtin. Revista Travessias, XI edição, p. 318-331, 2011.

Publicado

2019-06-20

Cómo citar

LOPES, C. Q. Espetáculo LGBTIQ Sofia -35: autobiografia e questões de gênero dentro e fora da cena. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 590–610, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p590-610. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5756. Acesso em: 24 nov. 2024.