Narrativas de licenciandos em física sobre as disciplinas pedagógicas

Autores/as

  • Heriédna Cardoso Guimarães Doutoranda em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense
  • Eda Maria Henriques de Oliveira Universidade Federal Fluminense – UFF Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p768-785

Palabras clave:

Formação de Professores de Física. Disciplinas Pedagógicas. Narrativas.

Resumen

Este texto busca compreender, a partir das narrativas dos licenciandos em física de uma universidade federal do Estado do Rio de Janeiro, quais os sentidos que estes atribuem às suas experiências com as disciplinas pedagógicas cursadas no processo de formação inicial. As narrativas das histórias de vida e formação dos licenciandos foram construídas via a realização de entrevistas narrativas, organizadas e textualizadas enquanto Mônadas, que, na perspectiva de Walter Benjamin, constituem pequenas historietas emblemáticas de sentido sobre a centralidade das disciplinas pedagógicas no processo de formação. As lentes utilizadas para a leitura das Mônadas, e os sentidos que produzem sobre a dimensão pedagógica da formação inicial, perpassam contribuições de Walter Benjamin com os conceitos de experiência e narrativa, a discussão sobre as aprendizagens implícitas, proposta por Philip Jackson, entre outros. Os desdobramentos e cruzamentos entre as lentes e as leituras das Mônadas sinalizam, a partir do olhar dos licenciandos, um processo de formação de professores de física que, via as disciplinas pedagógicas, conecta a docência em física a discussões e questões da área de humanas, uma vez que esse processo demanda interações intra e intersubjetivas afastando a prática docente do olhar pautado no senso comum.

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Biografía del autor/a

Heriédna Cardoso Guimarães, Doutoranda em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa de Processos Institucionais de Formação (GEPPROFI). 

Eda Maria Henriques de Oliveira, Universidade Federal Fluminense – UFF Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Pós-Doutora pela Universidade de Aveiro, Portugal. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Processos Institucionais de Formação (GEPPROFI)

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Publicado

2019-06-20

Cómo citar

GUIMARÃES, H. C.; HENRIQUES DE OLIVEIRA, E. M. Narrativas de licenciandos em física sobre as disciplinas pedagógicas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 768–785, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p768-785. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5733. Acesso em: 22 dic. 2024.