Compreensões advindas de uma documentação narrativa: processo constitutivo
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1069-1089Palabras clave:
Pesquisa (auto) biográfica, Documentação Narrativa, Projeto de extensão universitária, Práticas pedagógico-musicais.Resumen
Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado, que teve como tema as práticas e os saberes pedagógico-musicais de professores de música, cujo foco confluiu sobre quatro profissionais que atuam nas Escolas Parque do Distrito Federal (EP). A metodologia utilizada foi a Documentação Narrativa (DN), em uma pesquisa de cunho qualitativo com abordagem na pesquisa-formação-ação. O interesse pelo tema emergiu das memórias de meu contínuo processo formativo em música, ao longo da vida e da minha inserção profissional como professor de música na EP. O objetivo deste artigo é detalhar o processo de pesquisa que visou dar voz à minha experiência e de outros professores de música, tendo a reflexividade autobiográfica como centro, no sentido de divulgar relatos formativos de si com destaque para trajetórias e atuações de professores de música. O intuito foi contribuir com os campos investigativos da pesquisa (auto)biográfica e da Educação Musical, no que tange à experiência formativa no contexto escolar, em uma ação epistemopolítica de publicizar o que fazem os professores, por meio de artigos de relatos de experiências pedagógicas oriundos da DN.
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