Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985)

Autores/as

  • Paula Perin Vicentini FEUSP
  • Rita de Cássia Gallego Universidade de São Paulo
  • Vivian Batista da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p462-485

Palabras clave:

Magistério brasileiro, Sucesso e fracasso escolar, Trajetórias de professoras, Memórias.

Resumen

Este artigo analisa a trajetória e as memórias de três professoras que ocuparam posições distintas no campo educacional no Estado de São Paulo e na cidade de Niterói, entre 1870 e 1985. Além da docência, as três assumiram o cargo de direção escolar, sendo que duas atuaram no ensino primário e uma delas teve sua carreira voltada à Escola Normal e à escrita de livros sobre Didática e Pedagogia. Tal análise visa dar visibilidade às concepções e às práticas que evidenciaram a preocupação em assegurar a aprendizagem de todos os alunos, buscando alternativas para as dificuldades apresentadas por eles e, assim, promover o sucesso escolar, a despeito das condições de trabalho adversas. As histórias das professoras são construídas a partir de uma série de fontes orais e escritas, entre as quais estão narrativas das próprias professoras acerca de seu trabalho e memórias de alguns de seus ex-alunos. Figuram, ainda, livros, relatórios de inspetores de ensino e matérias da grande imprensa, em que foi possível localizar referências à atuação das professoras. A discussão apresentada colabora com estudos sobre a produção do sucesso e do fracasso escolar e acerca da presença inovadora das mulheres na educação e, reconhecendo a importância de se procurar variar “o foco da objetiva” proposta por Revel (1989), evidencia novos olhares sobre o fenômeno.

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Biografía del autor/a

Paula Perin Vicentini, FEUSP

Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutora em Educação pela mesma Universidade, com período de estágio de Doutorado-Sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. Atualmente, é professora na graduação dos cursos de Pedagogia e Licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, bem como do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. As pesquisas e publicações concentram-se em questões relativas à história da profissão docente, imagens de professores e práticas formativas

Rita de Cássia Gallego, Universidade de São Paulo

Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutora em Educação pela mesma Universidade, com período de estágio de Doutorado-Sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. Atualmente, é professora na graduação dos cursos de Pedagogia e Licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, bem como do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. As pesquisas e publicações concentram-se em questões relativas à cultura escolar, especificamente ao tempo escolar, avaliação da aprendizagem e práticas docentes.

Vivian Batista da Silva, Universidade de São Paulo

Professora Livre-Docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando também como docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP, nos níveis de mestrado e doutorado. Pela mesma universidade, fez graduação em Pedagogia (1998), Mestrado em Educação (2001), Doutorado em Educação (2006), com período de Doutorado-Sanduíche junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2004). Realizou Estágio de Pós-Doutorado Sênior junto à UFPR (2017), aprofundando seus estudos, nas áreas de História da Educação e Didática, e pesquisando questões relacionadas principalmente aos seguintes temas: manuais pedagógicos, leituras para professores e estudo socio-histórico comparado.

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VICENTINI, Paula Perin; RODRIGUES, Carla Marisa. Memórias de sala de aula: uma análise de autobiografias de professores. Cadernos Prestige, Lisboa, EDUCA, 2004, 45 p.

Publicado

2018-09-14

Cómo citar

VICENTINI, P. P.; GALLEGO, R. de C.; SILVA, V. B. da. Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 462–485, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p462-485. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5067. Acesso em: 21 nov. 2024.