Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1119-1136

Palabras clave:

Educação, Sensibilidades, Habitar-se, Presença, Pandemia

Resumen

Neste ensaio, nos propomos relacionar nossas ações como professoras-pesquisadoras do projeto HABITAR-SE e a experiência de viver a pandemia da covid-19. Diante das inquietudes dessa crise sanitária, política e social, e do afastamento físico, escolhemos insistir em frestas na pandemia: continuar esperançando numa educação que se faz na relação consigo, com o outro e com o mundo, que se baseia nas sensibilidades como ferramentas ao diálogo, na troca afetiva, em detrimento de um adoecimento físico, mental e emocional. Dessa escolha, então, nasce o projeto de ensino-pesquisa-extensão HABITAR-SE. Nosso interesse aqui se debruça em refletir e narrar sobre como tal nascimento se deu, os acontecimentos que o antecederam e como seu impulsionamento está conectado às emergências que nos cercam. Nesse sentido, firmamos a relação entre vida e pesquisa, entendendo que as experiências vivenciadas por nós como pesquisadoras e pessoas no mundo não são dicotômicas. Além disso, percebemos que o exercício de apostar em práticas educativas ancoradas numa educação que visibiliza o corpo e os sentires nos mobiliza aproxima e entusiasma a seguirmos ativas mesmo diante de forças paralisadoras. O HABITAR-SE, enquanto projeto que se iniciou na quarentena e está em andamento, é o que traz vida a este ensaio e vem se manifestando como um fortalecedor de vínculos e presenças, a partir de nossos corpos, nesse momento de afastamentos.

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Biografía del autor/a

Vitória da Silva Bemvenuto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e bacharela em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o grupo de pesquisa Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos (Frestas). 

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Professora associada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). É pesquisadora dos grupos de pesquisa Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte (FIAR), Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental (GiTaKa) e coordenadora/líder do grupo de pesquisa Formação e Ressignificação do Educador, Saberes, Troca, Arte e Sentidos (Frestas). Coordena o subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-2018). 

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Publicado

2021-12-24

Cómo citar

BEMVENUTO, V. da S. .; GUEDES, A. O. . Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 1119–1136, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1119-1136. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13389. Acesso em: 18 jul. 2024.